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Uma professora de física, com o propósito de verificar se as idéias que os seus alunos traziam sobre a queda dos corpos se aproximavam da idéia defendida por Aristóteles, ou se estavam mais de acordo com a de Galileu, criou um diálogo entre dois colegas, os quais discutiam sobre o motivo de os corpos caírem de forma diferente, um tentando convencer o outro de que sua idéia era a mais correta. Colega A: O corpo mais pesado cai mais rápido do que um menos pesado, quando largado de uma mesma altura. Eu provo, largando uma pedra e uma rolha. A pedra chega antes. Pronto! Tá provado! Colega B: Eu não acho! Peguei uma folha de papel esticado e deixei cair. Quando amassei, ela caiu mais rápido. Como é isso possível? Se era a mesma folha de papel, deveria cair do mesmo jeito. Tem que ter outra explicação! (Adapatado de Hülsendeger, M. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.21, n.3, 2004) A partir do diálogo criado pela professora, alguns alunos deram as seguintes explicações que ela transcreveu na lousa:I – Concordo com o colega A, pois isto acontece porque os corpos têm densidades diferentes.II – Concordo com o colega B, pois durante a queda os corpos sofrem a resistência do ar.III – Concordo com o colega A, porque a diferença de tempo na queda dos corpos se deve à resistência imposta ao movimento pelo ar.IV – Concordo com o colega B, porque o tempo de queda de cada corpo depende, também, de sua forma. Das explicações dadas pelos alunos nas proposições supracitadas, identifique qual(is) dela(s) está(ão) corretamente de acordo com as idéias de Galileu Galilei:
Uma professora de física, com o propósito de verificar se as idéias
que os seus alunos traziam sobre a queda dos corpos se aproximavam
da idéia defendida por Aristóteles, ou se estavam mais de acordo
com a de Galileu, criou um diálogo entre dois colegas, os quais
discutiam sobre o motivo de os corpos caírem de forma diferente, um
tentando convencer o outro de que sua idéia era a mais correta.
que os seus alunos traziam sobre a queda dos corpos se aproximavam
da idéia defendida por Aristóteles, ou se estavam mais de acordo
com a de Galileu, criou um diálogo entre dois colegas, os quais
discutiam sobre o motivo de os corpos caírem de forma diferente, um
tentando convencer o outro de que sua idéia era a mais correta.
Colega A: O corpo mais pesado cai mais rápido do que um menos
pesado, quando largado de uma mesma altura. Eu provo, largando
uma pedra e uma rolha. A pedra chega antes. Pronto! Tá provado!
pesado, quando largado de uma mesma altura. Eu provo, largando
uma pedra e uma rolha. A pedra chega antes. Pronto! Tá provado!
Colega B: Eu não acho! Peguei uma folha de papel esticado e
deixei cair. Quando amassei, ela caiu mais rápido. Como é isso
possível? Se era a mesma folha de papel, deveria cair do mesmo
jeito. Tem que ter outra explicação!
deixei cair. Quando amassei, ela caiu mais rápido. Como é isso
possível? Se era a mesma folha de papel, deveria cair do mesmo
jeito. Tem que ter outra explicação!
(Adapatado de Hülsendeger, M. Caderno Brasileiro
de Ensino de Física, v.21, n.3, 2004)
de Ensino de Física, v.21, n.3, 2004)
A partir do diálogo criado pela professora, alguns alunos deram as
seguintes explicações que ela transcreveu na lousa:
seguintes explicações que ela transcreveu na lousa:
I – Concordo com o colega A, pois isto acontece porque os corpos
têm densidades diferentes.
II – Concordo com o colega B, pois durante a queda os corpos
sofrem a resistência do ar.
sofrem a resistência do ar.
III – Concordo com o colega A, porque a diferença de tempo na
queda dos corpos se deve à resistência imposta ao movimento
pelo ar.
IV – Concordo com o colega B, porque o tempo de queda de cada
corpo depende, também, de sua forma.
corpo depende, também, de sua forma.
Das explicações dadas pelos alunos nas proposições supracitadas,
identifique qual(is) dela(s) está(ão) corretamente de acordo com as
idéias de Galileu Galilei:
identifique qual(is) dela(s) está(ão) corretamente de acordo com as
idéias de Galileu Galilei:
- A)Apenas II e IV.
- B)Apenas I.
- C)Apenas III e IV.
- D)Apenas I e III.
- E)Apenas II.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A resposta certa é A) Apenas II e IV, pois apenas essas opções refletem corretamente as idéias de Galileu Galilei. De acordo com o cientista, a queda dos corpos não é influenciada pela densidade ou pelo peso, mas sim pela resistência do ar e pela forma dos objetos.
A opção I está errada, pois a densidade dos corpos não interfere na sua queda. Já a opção III está incorreta, pois a resistência do ar não impõe uma velocidade de queda maior para os corpos mais pesados.
Essa atividade da professora de física é um exemplo de como se pode estimular o pensamento crítico e a discussão entre os alunos, ao mesmo tempo em que se apresenta uma oportunidade para avaliar se os alunos compreendem os conceitos básicos da física.
Além disso, é interessante notar como os alunos, ao discutirem e apresentarem suas explicações, revelam suas concepções prévias sobre o assunto, o que pode ser útil para a professora identificar quais conceitos precisam ser trabalhados em aula.
Essa abordagem pode ser utilizada em outras disciplinas e níveis de ensino, sempre que se queira promover o pensamento crítico e a discussão entre os alunos.
Portanto, é fundamental que os professores busquem criar atividades que estimulem a reflexão e a discussão entre os alunos, pois isso é essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da resolução de problemas.
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