Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A distribuição de velocidades das moléculas de um gás em um recipiente (um balão, por exemplo) obedece à chamada distribuição de Maxwell de velocidades (DMV). O gráfico a seguir mostra a DMV na situação em que três recipientes idênticos contêm um mesmo número de moléculas de oxigênio para as temperaturas de -100 ºC, 20 ºC e 600 ºC. No gráfico, n(v) é o número de moléculas e v é a velocidade, em m/s. Nessa distribuição, a velocidade média das moléculas, a uma temperatura T, é sqrt {8kT/(m pi),} a velocidade mais provável de ser encontrada é sqrt {2kT/m} e a velocidade quadrática média é sqrt {3kT/m,} em que k é a constante de Bolztmann e m é a massa das partículas.

Tendo como referência as informações precedentes e considerando que o zero absoluto é -273,15 K e que a constante dos gases é R 0,082 L ⋅ atm ⋅ K-1 ⋅ mol-1,  julgue o item a seguir.

Para T , = , -100 , ºC, a velocidade quadrática média das moléculas será igual a 300 sqrt {3} , m/s.

Continua após a publicidade..

Resposta:

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Pessoal, segundo o enunciado, temos que

 

v_{QM} = sqrt {dfrac{3 k T}{m}}

 

v_{QM} = sqrt {dfrac{3 k T}{n times MM}}

 

Na velocidade dada, temos que a velocidade seria 520 m/s aproximadamente, isso forneceria um número n de aproximadamente 1.250

 

v_{QM} = sqrt {dfrac{3 times 1,38 times 10^{-23} times 127,15}{1.250 times 32}}

 

Reparem que a constante de Boltzmann coloca o valor em uma escala muito pequena, que não condiz com a velocidade de um gás.

 

Gabarito: ANULADA.

   
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *