A figura mostra, em um diagrama p – V, a evolução de uma certa massa de um gás ideal, entre dois estados de equilíbrio térmico A e B.
Considerando positiva a quantidade de calor trocada pelo gás com a vizinhança quando ela é recebida pelo gás, e negativa quando ela é cedida, a quantidade de calor que o gás trocou com sua vizinhança, ao evoluir de A até B, foi
- A) + 800 J
- B) - 800 J
- C) + 400 J
- D) - 400 J
- E) nula, pois não houve variação de temperatura entre A e B.
Resposta:
Resposta: B) - 800 J
Para encontrar a resposta, devemos analisar o diagrama P-V fornecido, que mostra a evolução de uma certa massa de um gás ideal entre dois estados de equilíbrio térmico A e B.
Como a quantidade de calor trocada pelo gás com a vizinhança é considerada positiva quando recebida pelo gás e negativa quando cedida, podemos analisar a variação de energia interna do gás durante a transição de A para B.
Como não há variação de temperatura entre A e B, a variação de energia interna do gás é igual à quantidade de calor trocada com a vizinhança. Portanto, a resposta correta é a alternativa B) - 800 J, que representa a quantidade de calor trocada pelo gás com a vizinhança durante a transição de A para B.
É importante notar que a alternativa E) nula não é correta, pois houve troca de calor entre o gás e a vizinhança, mesmo sem variação de temperatura.
Deixe um comentário