Analise a seguinte situação problema para responder a questão.
Evidências científicas apresentadas no Relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) não deixam dúvidas de que o planeta está aquecendo e a ação humana é um dos fatores mais relevantes nesse processo.
As previsões de aumento da temperatura do globo previstas no relatório são baseadas em dois parâmetros básicos: um modelo climático e um cenário de emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa. As previsões do relatório do IPCC contemplam quatro cenários diferentes: o mais otimista prevê que o sistema terrestre reterá 2,6 watts por metro quadrado (W/m2) adicionais. Nesse caso, o aumento da temperatura terrestre poderia variar entre 0,3 °C e 1,7 °C, de 2010 até 2100, e o nível do mar poderia subir entre 26 e 55 centímetros ao longo deste século. O segundo cenário prevê uma retenção de 4,5 W/m2. Nesse caso, o aumento da temperatura terrestre seria entre 1,1 °C e 2,6 °C, e o nível do mar subiria entre 32 e 63 centímetros. No terceiro cenário a retenção seria de 6,0 W/m2, de modo que o aumento da temperatura variaria de 1,4 °C até 3,1 °C e o nível do mar subiria entre 33 e 63 centímetros. Já o quarto cenário, em que as emissões continuam a crescer em ritmo acelerado, prevê uma retenção adicional de 8,5 W/m2. Em tal situação, segundo o IPCC, a superfície da Terra poderia aquecer entre 2,6 °C e 4,8 °C ao longo deste século, fazendo com que o nível dos oceanos aumente entre 45 e 82 centímetros.
Conter o aumento de temperatura terrestre cumprindo os compromissos já assumidos de redução de emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa é um dos maiores desafios a serem enfrentados pelos países signatários do Acordo de Paris.
A insolação solar é definida como a quantidade de energia solar que atinge uma unidade de área da superfície da Terra na unidade de tempo. A tabela a seguir mostra a insolação solar média em diferentes latitudes e épocas do ano. Para que a temperatura de uma massa m de água líquida, nas CNTP, aumente sua temperatura de 1 ºC devido exclusivamente à incidência de energia solar em uma latitude l1, em uma época do ano, cuja insolação é máxima, dentre as opções da tabela, é necessário que o aquecimento demore um certo período de tempo t.
Uma mesma massa de água líquida, também nas CNTP, localizada em outra latitude l2, na mesma época do ano, cuja insolação é mínima, dentre as opções da tabela, pode aumentar sua temperatura de 1ºC no mesmo intervalo de tempo t desde que a razão entre a área superficial ocupada pela água em l2 em relação à l1, seja, aproximadamente, de
- A) 1,00
- B) 0,78
- C) 1,28
- D) 16,74
- E) 23,48
Resposta:
A alternativa correta é letra C) 1,28
Uma massa m de calor específico c recebe uma quantidade de calor Q ao aumentar a temperatura em Delta T = 1^circ C.
A insolação é dada por dfrac{Q}{A times Delta t} e nesse caso é máxima.
Seja A_1 a área superficial dessa primeira massa de água.
Da tabela, a insolação é máxima para 60 oS - dezembro e vale 540 W/m2:
540 = dfrac{Q}{A_1 times Delta t}
540 = dfrac{mc Delta T}{A_1 times Delta t}
No mesmo mês, a mesma massa de água em outra latitude tive insolação mínima, que, para o mês de dezembro, vale 420 W/m2. Seja A_2 a área superficial dessa massa. Ficamos com:
420 = dfrac{mc Delta T}{A_2 times Delta t}
Dividindo a primeira equação por esta, temos:
dfrac{540}{420} = dfrac{A_2}{A_1}
to dfrac{A_2}{A_1} = 1,28
A segunda área superficial deve ser 1,28 vezes a primeira área, para que o aumento de temperatura ocorra no mesmo intervalo de tempo Delta t.
Gabarito: Letra C.
Deixe um comentário