Assinale a opção que apresenta a afirmação CORRETA.
- A) ( ) Um paciente com calor de 42ºC apresenta-se febril.
- B) ( ) A adição de energia térmica à água líquida em ebulição sob pressão ambiente causa um aumento na sua capacidade calorífica.
- C) ( ) Na temperatura de - 4ºC e pressão ambiente, 5 g de água no estado líquido contêm uma quantidade de energia maior do que a de 5 g de água no estado sólido.
- D) ( ) A quantidade de energia necessária para aquecer 5 g de água de 20ºC até 25ºC é igual àquela necessária para aquecer 25 g de água no mesmo intervalo de temperatura e pressão ambiente.
- E) ( ) Sob pressão ambiente, a quantidade de energia necessária para aquecer massas iguais de alumínio (calor específico 0,89,J·g^{-1}·K^{-1}) e de ferro (calor específico 0,45,J·g^{-1}·K^{-1}), respectivamente, de um mesmo incremento de temperatura,ΔT, é aproximadamente igual.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) ( ) Na temperatura de - 4ºC e pressão ambiente, 5 g de água no estado líquido contêm uma quantidade de energia maior do que a de 5 g de água no estado sólido.
ALTERNATIVA CORRETA: LETRA C
a) ( ) Um paciente com calor de 42ºC apresenta-se febril.
ERRADA:
O paciente deve ter uma temperatura de 42°C e não calor de 42°C.
b) ( ) A adição de energia térmica à água líquida em ebulição sob pressão ambiente causa um aumento na sua capacidade calorífica.
ERRADA:
No processo de ebulição de uma substância pura, como a água, não há mudança nos valores das propriedades termodinâmicas.
A capacidade calorífica da água depende da temperatura, mas na ebulição a temperatura permanece constante.
c) ( ) Na temperatura de - 4ºC e pressão ambiente, 5 g de água no estado líquido contêm uma quantidade de energia maior do que a de 5 g de água no estado sólido.
CORRETA:
A mesma massa de uma substância, nas mesma condições de pressão e temperatura, conterá maior energia no seu estado líquido, no caso o material deve absorver energia para passar do estado sólido para o líquido.
d) ( ) A quantidade de energia necessária para aquecer 5 g de água de 20ºC até 25ºC é igual àquela necessária para aquecer 25 g de água no mesmo intervalo de temperatura e pressão ambiente.
ERRADA:
A quantidade de energia depende do material, da massa e da variação de temperatura. Como a massa de uma amostra é cinco vezes maior, a quantidade de energia para 25g é cinco vezes maior.
Q_{m=25g}=5.Q_{m=5g}
e) ( ) Sob pressão ambiente, a quantidade de energia necessária para aquecer massas iguais de alumínio (calor específico 0,89,J·g^{-1}·K^{-1}) e de ferro (calor específico 0,45,J·g^{-1}·K^{-1}), respectivamente, de um mesmo incremento de temperatura, ΔT, é aproximadamente igual.
ERRADA:
A quantidade de energia necessária é dada pela expressão: Q=m.C_p.Delta T
Para massas iguais terem a mesma variação de temperatura, a espécie que tem o maior calor específico deverá receber mais energia, ou seja, a energia fornecida ao alumínio deverá ser maior.
ALTERNATIVA CORRETA: LETRA C
Deixe um comentário