Considere a seguinte figura:
A cena resume, fotograficamente, o momento mais marcante do filme “2001, uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick. É o momento em que o astronauta David Bowman entra na nave-mãe (nave esférica maior) após acoplar, por avizinhamento, seu módulo de voo (nave esférica menor). A cena mostra o astronauta prestes a entrar na nave sem o capacete característico do traje espacial. A cena de entrada dura menos de 10 segundos. É correto afirmar que o astronauta, caso esse fosse um acontecimento real,
- A) morreria ou ficaria seriamente ferido, porque seu corpo poderia implodir com a diferença de pressão com o espaço sideral.
- B) viveria, porque seu corpo conseguiria controlar os processos de embolia, hipertemia e aumento de temperatura.
- C) morreria, porque seria incinerado no espaço.
- D) morreria ou ficaria seriamente ferido, porque, devido à temperatura extremamente baixa e à pressão externa, seu corpo sofreria com o congelamento e com os efeitos de alta pressão corpórea em relação à baixíssima pressão do espaço.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) morreria ou ficaria seriamente ferido, porque, devido à temperatura extremamente baixa e à pressão externa, seu corpo sofreria com o congelamento e com os efeitos de alta pressão corpórea em relação à baixíssima pressão do espaço.
Gabarito: Letra D.
Analisando alternativa por alternativa
a) morreria ou ficaria seriamente ferido, porque seu corpo poderia implodir com a diferença de pressão com o espaço sideral.
ERRADO. Talvez esta questão tenha feito candidatos preparados e um pouco afoitos marcarem.
Implodir significaria que o corpo iria ser esmagado pela pressão externa (seria o equivalente a "explodir pra dentro"). Isso não ocorre pois a pressão externa do espaço é inferior.
b) viveria, porque seu corpo conseguiria controlar os processos de embolia, hipertemia e aumento de temperatura. ERRADO. Não seria possível controlar os processos mencionados visto a hostilidade do espaço. Baixíssimas pressões e temperaturas que não dão condição para o corpo ter uma resposta tão imediata.
c) morreria, porque seria incinerado no espaço. ERRADO. O oposto: ele congelaria.
d) morreria ou ficaria seriamente ferido, porque, devido à temperatura extremamente baixa e à pressão externa, seu corpo sofreria com o congelamento e com os efeitos de alta pressão corpórea em relação à baixíssima pressão do espaço. CORRETO. Conforme as explicações anteriores. O corpo congelaria ou sofreria com as baixas pressões.
Deixe um comentário