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Desde o início do século XIX, a temperatura é reconhecida como um dos pontos-chaves do ensino básico de Física, dada sua importância na caracterização e determinação de inúmeros fenômenos físicos, químicos e biológicos [Pires, 2006, p. 105]. A temperatura é uma das grandezas físicas mais conhecidas e citadas que está inserida no cotidiano das pessoas por meio dos jornais, rádios, televisão, previsões meteorológicas, equipamentos eletrodomésticos etc. Pode-se percebê-la de várias maneiras, por exemplo, para saber quão quente ou frio está um determinado corpo em relação a outro corpo de referência, ou ainda como indicadora do sentido da troca de energia na forma de calor entre o corpo e sua vizinhança [Marques, 2009].

VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017) Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017) (Adaptado)

Em um laboratório de Física deseja-se realizar um experimento utilizando uma relação matemática entre o comprimento de uma coluna de mercúrio e a relação com os pontos fixos de fusão e ebulição da água à pressão normal. A relação destaca-se da seguinte forma: o comprimento da coluna de mercúrio registra 8,0 cmHg, quando imerso em um banho de (água+ gelo) (0ºC), e 42,0 cmHg, quando imerso em água fervendo à (100ºC). Após a realização do experimento, deseja-se obter duas informações:

I-  O valor registrado na escala Fahrenheit (ºF), quando a coluna de mercúrio registrar T = 24, 0 cmHg;

II- O coeficiente angular da reta (m) correspondente à função TF = mTh + n.

Dentre as alternativas abaixo, assinale aquelas que tem os valores respectivamente correspondidos:

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) 116,7 ºF e 5,3

Pessoal, questão de escalas de temperatura.

 

Basta fazermos uma interpolação para chegarmos aos valores. Se tiver dificuldade em enxergar, desenha duas retas (escalas) com a coluna e a temperatura.

 

Do lado esquerdo coloquei a variação de altura de mercúrio e do direito as temperaturas.

 

dfrac{42 - 24}{42 - 8} = dfrac{100 - T}{100 - 0}

 

1.800 = 3.400 - 34T

 

T = 47 ,ºC

 

Agora, sabemos que,

 

(T_C times 9/5) + 32 = T_F

 

T_F = 116,7 ,ºF

 

Com relação a segunda afirmação, vamos pegar os valores calculados acima

 

116,7 = m times 24 + n

 

Precisamos agora calcular o valor de n. Este valor de n é descoberto quando a altura de mercúrio é nula.

 

Para alturas de mercúrio nulas teremos

 

dfrac{42 - 0}{42 - 8} = dfrac{100 - T_C}{100 - 0}

 

T_C = 23,5 , ºC

 

T_F = 74,3

 

Logo,

   

74,3 = m times 0 + n

 

n = 74,3

 

Então,

 

116,7 = m times 24 + 74,3

 

m = 1,78

 

A questão, entretanto, colocou o gabarito como sendo LETRA A.

 

Gabarito: LETRA A.

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