Dois termômetros de vidro idênticos, um contendo mercúrio (M) e outro água (A), foram calibrados entre 0ºC e 37ºC, obtendo-se as curvas M e A, da al-tura da coluna do liquido em função da temperatura. A dilatação do vidro pode ser desprezada. Considere as seguintes afirmações:
I– O coeficiente de dilatação do mercúrio é aproximadamente constante entre 0ºC e 37ºC.
II– Se as alturas das duas colunas forem iguais a 10mm, o valor da temperatura indicada pelo termômetro de água vale o dobro da indicada pelo de mercúrio.
III– No entorno de 18ºC o coeficiente de dilatação do mercúrio e o da água são praticamente iguais.
Podemos afirmar que só são corretas as afirmações
- A) I, II e III
- B) I e II
- C) I e III
- D) II e III
- E) I
Resposta:
Resposta: A alternativa correta é a letra C) I e III.
Explicação:
Para responder a essa questão,<|begin_of_text|>200°C e 37°C, obtendo-se as curvas M e A, da altura da coluna do líquido em função da temperatura. A dilatação do vidro pode ser desprezada.
Vamos analisar cada uma das afirmações:
I: O coeficiente de dilatação do mercúrio é aproximadamente constante entre 0°C e 37°C.
Isso é verdade, pois o coeficiente de dilatação do mercúrio é quase constante em uma faixa de temperatura relativamente pequena.
II: Se as alturas das duas colunas forem iguais a 10 mm, o valor da temperatura indicada pelo termômetro de água vale o dobro da indicada pelo de mercúrio.
Isso não é verdade. Embora a água se dilate mais que o mercúrio, o fato de as alturas das colunas serem iguais não implica que a temperatura indicada pelo termômetro de água seja o dobro da indicada pelo de mercúrio.
III: No entorno de 18°C, o coeficiente de dilatação do mercúrio e o da água são praticamente iguais.
Isso é verdade. Embora o coeficiente de dilatação do mercúrio seja quase constante, o coeficiente de dilatação da água varia com a temperatura. No entorno de 18°C, os coeficientes de dilatação do mercúrio e da água são próximos.
Portanto, as afirmações I e III são verdadeiras.
Deixe um comentário