Duas esferas condutoras idênticas X e Y, com cargas elétricas, respectivamente, de 1,0 C e 2,0 C, são postas em contato e depois separadas. Logo em seguida, a esfera Y é colocada em contato com uma terceira esfera, também idêntica, carregada negativamente com carga de −1,0 C. Qual a carga final, em coulombs, da esfera Y?
- A) zero
- B) 0,25
- C) 1,25
- D) 1,5
- E) 2,5
Resposta:
Resposta: B) 0,25 C
Para entender essa questão, precisamos lembrar que as esferas condutoras idênticas X e Y, com cargas elétricas respectivamente de 1,0 C e 2,0 C, estão em contato e, em seguida, são separadas. Isso significa que as cargas se distribuem uniformemente entre as esferas, resultando em uma carga de 1,5 C em cada esfera.
Logo em seguida, a esfera Y é colocada em contato com uma terceira esfera, também idêntica, carregada negativamente com uma carga de -1,0 C. Nesse caso, a carga da esfera Y se redistribui novamente, mas agora tendendo a se igualar à carga da terceira esfera. Como a carga da esfera Y é 1,5 C e a carga da terceira esfera é -1,0 C, a carga final da esfera Y será a média dessas duas cargas, que é 0,25 C.
Portanto, a alternativa correta é B) 0,25 C.
Deixe um comentário