Em Belém do Pará, a temperatura média permanece estável durante o dia e à noite. Não há grandes variações abruptas de temperatura, como nos desertos, onde as temperaturas de dia chegam a quase 50º e caem abaixo de zero à noite. A razão principal para este fato é que
- A) a areia é um bom condutor de calor e, assim, libera mais rápido o calor recebido do sol.
- B) a água possui um alto calor específico e, em regiões como Belém, que possui alta umidade, torna mais difícil a variação de temperatura. Como nos desertos há pouca água, a variação de temperatura é mais rápida.
- C) a areia possui um alto calor específico. Assim, as regiões desérticas trocam mais rapidamente calor, variando bastante a temperatura. Como a água tem baixo calor específico, não permite a variação rápida de temperatura.
- D) a quantidade de água na Amazônia cria uma camada protetora que impede a saída do calor à noite. No deserto, como não há essa quantidade de água, o calor é perdido facilmente, pois não há a formação da camada protetora.
- E) a areia é como um espelho: reflete a luz solar e não retém calor. Em regiões com floresta isto não ocorre.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) a água possui um alto calor específico e, em regiões como Belém, que possui alta umidade, torna mais difícil a variação de temperatura. Como nos desertos há pouca água, a variação de temperatura é mais rápida.
Analisamos as alternativas:
a) a areia é um bom condutor de calor e, assim, libera mais rápido o calor recebido do sol. (ERRADO)
O fato de a areia ser um bom condutor deveria ser responsável por permitir mudanças mais rápidas de temperatura. A condução maior faz com que os ajustes a novas condições ocorra mais rápido.
b) a água possui um alto calor específico e, em regiões como Belém, que possui alta umidade, torna mais difícil a variação de temperatura. Como nos desertos há pouca água, a variação de temperatura é mais rápida. (CORRETO)
O alto calor específico faz com que as variações de temperatura ocorram mais demoradamente. O ajuste a novas condições ocorre mais demoradamente, fazendo com que as temperaturas sejam mais estáveis. Ao contrário, regiões com pouca água apresentam variações bruscas de temperatura entre dia e noite.
c) a areia possui um alto calor específico. Assim, as regiões desérticas trocam mais rapidamente calor, variando bastante a temperatura. Como a água tem baixo calor específico, não permite a variação rápida de temperatura. (ERRADO)
Areia possui baixo calor específico. O restante da afirmação é correto.
d) a quantidade de água na Amazônia cria uma camada protetora que impede a saída do calor à noite. No deserto, como não há essa quantidade de água, o calor é perdido facilmente, pois não há a formação da camada protetora. (ERRADO)
Não se trata de uma camada protetora, mas do fato de que a água libera demoradamente o calor absorvido ao longo do dia.
e) a areia é como um espelho: reflete a luz solar e não retém calor. Em regiões com floresta isto não ocorre. (ERRADO)
Embora haja alguma reflexão, esse não é o fenômeno preponderante. A areia acaba absorvendo bastante energia ao longo do dia, embora a sua liberação seja rápida.
Deixe um comentário