Em relação à Termodinâmica, assinale a opção INCORRETA
- A) O trabalho realizado num processo termodinâmico não depende do caminho entre os estados inicial e final de certa massa de um gás perfeito.
- B) A energia interna de uma dada quantidade de um gás perfeito é função exclusiva de sua temperatura.
- C) Numa expansão isobárica, de uma certa massa de gás perfeito, a quantidade de calor recebida é maior que o trabalho realizado.
- D) Em uma transformação cíclica de uma dada massa de um gás perfeito, o calor total trocado é igual ao trabalho realizado.
- E) É impossível construir uma máquina, operando em ciclos, cujo único efeito seja retirar calor de uma fonte e convertê-lo integralmente em trabalho.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) O trabalho realizado num processo termodinâmico não depende do caminho entre os estados inicial e final de certa massa de um gás perfeito.
Analisando alternativa por alternativa
a) O trabalho realizado num processo termodinâmico não depende do caminho entre os estados inicial e final de certa massa de um gás perfeito.
INCORRETA. Pessoal é exatamente a variação do estado inicial e final que faz com que o trabalho seja realizado. Ela depende do caminho percorrido pelo gás. Logo, é absurdo falar que o estado inicial e final não influi no trabalho (mesmos gases submetidos a condições diferentes realizam trabalhos diferentes).
b) A energia interna de uma dada quantidade de um gás perfeito é função exclusiva de sua temperatura.
CORRETA. A Energia interna de um gás perfeito é dado por
Delta E = n R Delta T
Como n e R são constantes dadas, depende exclusivamente da temperatura.
c) Numa expansão isobárica, de uma certa massa de gás perfeito, a quantidade de calor recebida é maior que o trabalho realizado.
CORRETA.
Q = W + Delta E
Em uma expansão, o trabalho é positivo. Como a energia interna de um gás também é positiva, a quantidade de calor é maior (soma-se os dois)
d) Em uma transformação cíclica de uma dada massa de um gás perfeito, o calor total trocado é igual ao trabalho realizado.
CORRETA. Quando temos um ciclo fechado, o calor trocado é igual ao trabalho realizado. Esquematicamente.
e) É impossível construir uma máquina, operando em ciclos, cujo único efeito seja retirar calor de uma fonte e convertê-lo integralmente em trabalho.
CORRETA. Nenhum ciclo é perfeito, sempre há perdas. Na figura acima, se tivéssemos a conversão integral inexistiria a seta Q_F sendo todo o calor da fonte quente convertido em trabalho. Não existe rendimento de 100%.
Gabarito: LETRA A.
Deixe um comentário