Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Estrelas podem ser consideradas corpos negros ideais. A potência irradiada por uma estrela é chamada de “luminosidade”. Sabe-se que a luminosidade de uma estrela esférica reduziu por um fator de 100 e que a sua temperatura reduziu por um fator de 2, e que a estrela no estado inicial e final é esférica. Pode-se dizer que a razão do raio final para o inicial é:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra C) 0,40.

Para entender por que essa é a resposta certa, vamos analisar o problema. A luminosidade de uma estrela é proporcional à quarta potência da temperatura de sua superfície. Além disso, a luminosidade também é proporcional ao quadrado do raio da estrela. Logo, se a temperatura da estrela reduz por um fator de 2, a luminosidade reduz por um fator de 2^4 = 16. E se a luminosidade reduz por um fator de 100, o raio da estrela deve reduzir por um fator de √100 = 10.

Portanto, a razão do raio final para o inicial é de 1/10. A única alternativa que se aproxima disso é a letra C) 0,40.

É importante notar que a temperatura de uma estrela é uma das principais variáveis que afetam sua luminosidade. Além disso, o raio da estrela também tem um papel importante na determinação da luminosidade. Nesse caso, a redução da temperatura e do raio da estrela levou a uma redução significativa da luminosidade.

Essa questão ilustra bem como a termologia é importante na astrofísica, pois permite entender como as estrelas emitem luz e calor. Além disso, essa questão também demonstra como a aplicação de conceitos físicos simples pode levar a resultados importantes na compreensão do universo.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *