Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia o texto a seguir, completando as lacunas, com os termos adequados.

 

Um veranista, ao visitar a praia de água doce da Lagoa dos Patos, em Arambaré-RS, percebe uma diferença na temperatura da água da lagoa em relação à areia da praia, ou seja, durante o dia, a areia está mais quente do que a água; já, à noite, ocorre a inversão, a água fica mais aquecida que a areia. Esse fenômeno ocorre porque a areia possui __________________ menor que da água, sendo a quantidade de energia necessária para aquecer a areia _____________ e, por isso, seu aquecimento ocorre mais rápido. Durante a noite, a areia também perde energia mais facilmente que a água, ______________ mais rapidamente.

 

Os termos que completam correta e respectivamente as lacunas são

Continua após a publicidade..

Resposta:

Questão:

Um veranista, ao visitar a praia de água doce da Lagoa dos Patos, em Arambaré-RS, percebe uma diferença na temperatura da água da lagoa em relação à areia da praia, ou seja, durante o dia, a areia está mais quente do que a água; já à noite, ocorre a inversão, a água fica mais aquecida que a areia. Esse fenômeno ocorre porque a areia possui calor específico menor que da água, sendo a quantidade de energia necessária para aquecer a areia menor e, por isso, seu aquecimento ocorre mais rápido. Durante a noite, a areia também perde energia mais facilmente que a água, esfriando-se mais rapidamente.

Os termos que completam correta e respectivamente as lacunas são:

  • A) calor específico, menor e esfriando-se.

Explicação:

A areia tem um calor específico menor que a água, o que significa que ela necessita de menos energia para aumentar sua temperatura. Além disso, a areia também perde calor mais rápido que a água, esfriando-se mais rapidamente. Isso explica por que a areia está mais quente que a água durante o dia e mais fria à noite. A capacidade térmica da areia é menor que a da água, o que faz com que ela se aqueça e esfrie mais rapidamente.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *