Na Física, estuda-se o calor gerado pela corrente elétrica que atravessa um condutor. Dessa forma, pode-se relacionar intensidade da corrente elétrica (i) que atravessa um condutor de resistência elétrica (R) com o calor dissipado (Q) em um certo intervalo de tempo (Delta t) através da seguinte equação:
Q = R.i^2.Delta t
Pode-se afirmar que tal fenômeno está mais diretamente relacionado com:
- A) a Lei de Ampère.
- B) o efeito Joule.
- C) a Segunda lei da termodinâmica.
- D) o Princípio de Pascal.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) o efeito Joule.
A relação entre a corrente elétrica que atravessa um condutor e o calor gerado é dada pela Lei de Joule, um fenômeno descoberto pelo físico britânico James Prescott Joule. A produção de calor é resultante da colisão dos elétrons da corrente elétrica com os átomos do condutor, o que aumenta o grau de agitação desses átomos, elevando a temperatura do condutor. Com isso, temos que a alternativa correta é a letra (b). Entretanto, vamos analisar cada uma das outras alternativas:
a) a Lei de Ampère. INCORRETA.
A lei de Ampère estabelece a relação entre a corrente elétrica e o campo magnético gerado por ela. Alternativa incorreta.
c) a Segunda lei da termodinâmica. INCORRETA.
A segunda lei da termodinâmica estabelece que a entropia de um sistema isolado sempre aumenta em processos irreversíveis, sendo que a entropia é uma parcela de energia do sistema que não pode ser mais convertida em trabalho. Alternativa incorreta.
d) o Princípio de Pascal. INCORRETA.
O princípio de Pascal afirma que, ao exercermos pressão em um fluido confinado, a variação de pressão é transmitida integralmente a todos os pontos de um recipiente. Alternativa incorreta.
Portanto, a resposta correta é a alternativa (B).
Deixe um comentário