No manual fornecido pelo fabricante de uma ducha elétrica de 200 V é apresentado um gráfico com a variação da temperatura da água em função da vazão para três condições (morno, quente e superquente). Na condição superquente, a potência dissipada é de 6 500 W. Consider o calor específico da água igual a 4 200 J(kg º C) e densidade da água a 1 kh/L.
Elevação de temperatura × Curva vazão
Com base nas informações dadas, a potência na condição morno corresponde a que fração da potência na condição superquente?
- A) large{1 over 3}
- B) large {1 over 5}
- C) large{3 over 5}
- D) large {3 over 8}
- E) large{5 over 8}
Resposta:
Resposta: A potência na condição morna é de large frac{1}{8} da potência na condição superquente.
Explicação: Para encontrar a resposta,, (potência na condição morna) em relação à potência na condição superquente, devemos analisar a variação da temperatura da água em função da vazão para as três condições (morno, quente e superquente). Na condição superquente, a potência dissipada é de 6500 W.
Como o calor específico da água é de 4200 J/(kg°C) e a densidade da água é de 1 kg/L, podemos calcular a potência necessária para elevar a temperatura da água em cada condição. Sabendo que a potência é proporcional à variação de temperatura e à vazão, podemos estabelecer uma razão entre as potências nas condições morna e superquente.
Como a curva de vazão é uma função decrescente da temperatura, a potência necessária para elevar a temperatura da água em cada condição também decresce. Portanto, a razão entre as potências na condição morna e superquente é de large frac{3}{8}, ou seja, a potência na condição morna é de large frac{1}{8} da potência na condição superquente.
Deixe um comentário