O manual de uma ducha elétrica informa que seus três níveis de aquecimento (morno, quente e superquente) apresentam as seguintes variações de temperatura da água em função de sua vazão:
Vazão left ( frac{L}{min} right )
Morno
Superquente
Utiliza-se um disjuntor para proteger o circuito dessa ducha contra sobrecargas elétricas em qualquer nível de aquecimento. Por padrão, o disjuntor é especificado pela corrente nominal igual ao múltiplo de 5 A imediatamente superior à corrente máxima do circuito. Considere que a ducha deve ser ligada em 220 V e que toda a energia é dissipada através da resistência do chuveiro e convertida em energia térmica transferida para a água, que apresenta calor específico de 4,2 frac{J}{g°C} e densidade de 1 000 frac{g}{l} .
O disjuntor adequado para a proteção dessa ducha é especificado por:
- A) 60 A
- B) 30 A
- C) 20 A
- D) 10 A
- E) 5 A
Resposta:
A alternativa correta é letra B) 30 A
Gabarito: LETRA B.
A quantidade de calor Q necessário para fazer uma massa m de uma substância de calor específico c sofrer uma variação de temperatura Delta T é dada por:
Q = mcDelta T
Lembrando que a massa m pode ser escrita em função da densidade rho e o volume V através da equação m = rho cdot V, e considerando o mesmo volume, a equação acima se torna:
Q = rho cdot V cdot c cdot Delta T
Como a vazão Z pode ser escrita em função do volume V e do intervalo de tempo Delta t pela equação Z = dfrac V { Delta t }, temos
Q = rho cdot Z cdot Delta t cdot c cdot Delta T
Como toda a energia é dissipada através da resistência do chuveiro e convertida em energia térmica transferida para a água, podemos escrever a equação da potência elétrica da seguinte maneira:
P_{elétrica} = dfrac { E_{térmica} } { Delta t }
Considerando que a energia térmica é utilizada para variar a temperatura da água, temos E_{térmica} = Q. Logo,
P = dfrac { Q } { Delta t }
Substituindo a equação (1), temos
P = dfrac { rho cdot Z cdot cancel { Delta t }cdot c cdot Delta T } { cancel { Delta t } }
P = rho cdot Z cdot c cdot Delta T
Note que a potência é diretamente proporcional ao produto entre a vazão e a variação de temperatura. Observando a tabela do enunciado, podemos ver que para os dois valores de vazão, o produto é o mesmo. Logo, podemos escolher qualquer valor para a vazão. Porém, para encontrar a potência máxima, vamos escolher a maior variação de temperatura.
Então, substituindo os valores do enunciado, temos:
P = 1000 dfrac { cancel g }{ cancel l } cdot 3 dfrac { cancel l }{min} cdot 4,2 dfrac { J } { cancel g cancel { °C} } cdot 30 cancel { °C}
P = 3,78 times 10^5 dfrac { J } { min }
Ajustando as unidades para segundos, temos:
P = 3,78 times 10^5 dfrac { J } { cancel { min } } cdot dfrac { 1 cancel { min } } { 60 , s }
P = 6,3 times 10^3 dfrac { J } { s }
P = 6,3 times 10^3 , W
Então,
P = iU
i = dfrac P U
i = dfrac { 6,3 times 10^3 } { 220 }
i approx 28,6 , A
Como o disjuntor é especificado pela corrente nominal igual ao múltiplo de 5 A imediatamente superior à corrente máxima do circuito, o disjuntor adequado para a proteção dessa ducha é de 30 A.
Portanto, a resposta correta é a alternativa (b).
Deixe um comentário