Observe o gráfico.
Em um calorímetro, é possível medir a variação da temperatura de ummaterial em função do calor que é por ele absorvido. A figura acima mostra a medida da temperatura (em ºC) em função do calor absorvido (em kJ) para 1 kg de alumínio, inicialmente no estado sólido. É correto afirmar que
- A) o calor específico do alumínio é, aproximadamente, 55 kJ/kg.K, e o calor latente é nulo.
- B) o calor específico do alumínio e seu calor latente de fusão são, aproximadamente, 0,9 kJ/kg.K e 320 kJ/Kg, respectivamente.
- C) o calor específico do alumínio e seu calor latente de evaporação são, aproximadamente, 0,9 kJ/kg.K e 320 kJ/Kg, respectivamente.
- D) o calor específico do alumínio e o calor latente são, aproximadamente, 55 kJ/kg.K e 320 kJ, respectivamente.
- E) o calor específico do alumínio é nulo, e seu calor latente de fusão é 470 kJ/kg.
Resposta:
A resposta certa é a alternativa B) o calor específico do alumínio e seu calor latente de fusão são, aproximadamente, 0,9 kJ/kg.K e 320 kJ/kg, respectivamente.
Essa resposta é correta porque o gráfico apresentado mostra a variação da temperatura do alumínio em função do calor absorvido. Observa-se que, inicialmente, o alumínio se encontra no estado sólido e, com o aumento do calor absorvido, sua temperatura aumenta. Em seguida, ocorre uma plataforma na curva, indicando que o alumínio está se fundindo. Nessa região, a temperatura permanece constante, pois o calor absorvido está sendo utilizado para a fusão do material.
Depois de concluída a fusão, a temperatura do alumínio volta a aumentar com o aumento do calor absorvido. Nessa região, o calor específico do alumínio é aproximadamente 0,9 kJ/kg.K, que é o valor da inclinação da curva.
Além disso, o calor latente de fusão do alumínio é aproximadamente 320 kJ/kg, que é o valor da área da plataforma da curva. Esse valor representa a quantidade de calor necessária para fundir 1 kg de alumínio.
Portanto, a alternativa B) é a resposta certa, pois apresenta os valores corretos do calor específico e do calor latente de fusão do alumínio.
Deixe um comentário