Os turistas que vierem a Brasília durante a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo encontrarão duas situações incomuns à maioria das demais cidades-sede: altitude entre 1.000 m e 1.200 m, que torna o ar mais rarefeito, e umidade relativa do ar bastante baixa.
A pressão atmosférica parcial de um gás (p) em função da altitude (h) é dada pela lei de distribuição barométrica p = p_0*e^{-frac{Mcdot cdot}{Rcdot T}}, em que p0, M, g, R e T são, respectivamente, a pressão parcial do gás ao nível do mar, a massa molar do gás, a aceleração da gravidade, a constante universal dos gases e a temperatura. A umidade relativa do ar é a razão entre a pressão de vapor d’água medida e a pressão de vapor d’água do ar saturado naquela temperatura, ou seja, a pressão de vapor d’água necessária para que haja condensação.
A partir dessas informações, julgue o item a seguir.
Assinale a opção que apresenta o gráfico que melhor descreve o comportamento do volume molar (V) de um gás ideal em função da altitude (h).
- A)
- B)
- C)
- D)
Resposta:
A alternativa correta é letra D)
Pessoal, a questão conta uma história mas o que precisamos nos atentar são duas informações:
A pressão tem relação com a altura (descarta-se a alternativa C) e a pressão tem uma componente exponencial.
Repare na componente exponencial, ela tem a temperatura no denominador. Com isso, quanto maior a altura, menor a temperatura. o que faz com que a componente exponencial aumente.
O comportamento exponencial então é uma curva ascendente (a temperatura está caindo, e a pressão subindo exponencialmente).
Apenas analisando a exponencial chegaríamos a resposta, pois a componente exponencial tem sua curva característica na alternativa D.
Gabarito: LETRA D.
Deixe um comentário