Continua após a publicidade..
Podemos justificar, de acordo com a teoria cinética dos gases, que a melhor ocasião para calibrar os pneus de um automóvel, ou seja, para que a pressão medida pelo manômetro seja a pressão CORRETA no interior do pneu, será:
- A) Com os pneus aquecidos, pois, nesse caso, a densidade dos gases no interior do pneu será maior.
- B) Não importa a temperatura, pois a pressão no interior dos pneus depende apenas de seu volume interno.
- C) Após andar alguns quilômetros, de forma que o pneu atinja uma temperatura normal de viagem.
- D) Quando os pneus do carro estão frios, isto é, à temperatura ambiente, pois, nesse caso, as velocidades médias das moléculas de ar são menores.
- E) Com os pneus aquecidos, pois, nesse caso, a densidade dos gases no interior do pneu será menor.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Quando os pneus do carro estão frios, isto é, à temperatura ambiente, pois, nesse caso, as velocidades médias das moléculas de ar são menores.
Pessoal, questão que cobra física e conhecimentos do dia a dia.
O melhor momento para aferir a calibração dos pneus (assim como óleo, água, etc) é a temperatura ambiente.
Isso porque após "rodar" com o carro, temos aquecimento devido ao atrito do pneu com o chão.
Isso faz com que a pressão medida não seja a ideal.
PV/T = cte
Com a temperatura aumentando, a pressão medida será maior do que a pressão "real".
Logo, nosso gabarito é LETRA D.
As outras alternativas fogem do que foi exposto.
Gabarito: LETRA D.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário