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Na última década, para melhorar a performance dos motores a combustão e reduzir o consumo, a indústria automobilística tem investido cada vez mais no desenvolvimento dos turbocompressores. O turbocompressor é formado por duas câmaras distintas, chamadas caixa fria e caixa quente. No interior de cada uma dessas caixas, existe um rotor e ambos são interligados por um mesmo eixo. Com a caixa quente instalada no coletor de escapamento, a passagem dos gases faz girar o rotor. Consequentemente, gira também o rotor da caixa fria, produzindo a compressão. Em alguns modelos, é instalado, entre a turbina e a câmara de explosão, um dispositivo denominado intercooler, que é reconhecido como um dos componentes principais para melhorar a performance dos motores turbo. O intercooler é uma espécie de radiador ou, mais especificamente, um permutador de calor. Ele é posicionado entre o turbo e o coletor de admissão, tendo como uma das principais vantagens a redução da temperatura do ar quente que sai do turbo.
Disponível em: www.turbocenter.com.br. Acesso em: 21 nov. 2019 (adaptado).
O ar que sai do turbo está em alta temperatura porque
- A) sofreu uma compressão isocórica.
- B) sofreu uma compressão adiabática.
- C) sofreu uma transformação isotérmica.
- D) recebeu diretamente calor dos gases aquecidos do sistema de escape.
- E) recebeu diretamente calor do motor a combustão que está em alta temperatura.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) sofreu uma compressão adiabática.
Pessoal, não precisamos ser experts em motores para resolver a questão.
Conseguimos resolver tal questão apenas usando a relação
dfrac{P_0V_0}{T_0} = cte
Vamos analisar afirmativa por afirmativa.
a) sofreu uma compressão isocórica. ERRADA. Isocórica é quando o volume fica constante. Não é isso que acontece no motor.
b) sofreu uma compressão adiabática. CORRETA.. Realmente pessoal. Ao comprimir o ar (pressioná-lo) ele tende a aumentar sua temperatura. Adiabática é aquela que não perde nem recebe calor. Logo, sem ceder calor para o ambiente o calor fica retido nos gases.
Se o volume reduz (olhar fórmula acima), a temperatura também reduz. Logo, os gases sairiam resfriado e não em altas temperaturas.
c) sofreu uma transformação isotérmica. ERRADA. Isotérmica é que não varia a temperatura, o que não queremos aqui.
d) recebeu diretamente calor dos gases aquecidos do sistema de escape. ERRADA. Não é esse o fenômeno.
e) recebeu diretamente calor do motor a combustão que está em alta temperatura. ERRADA. É a alta temperatura que geram os gases.
Gabarito: LETRA B.
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