Três esferas, x, y e z, feitas com materiais diferentes e de massas iguais estavam, inicialmente, à mesma temperatura ambiente (θamb) e foram mergulhadas, simultaneamente, em água pura em ebulição, até entrarem em equilíbrio térmico com a água. Em seguida, foram retiradas da água e deixadas sobre uma superfície isolante, até voltarem à mesma temperatura ambiente. Os calores específicos dos materiais das esferas são cx, cy e cz, de modo que cx < cy < cz. Com os resultados desse experimento, foram construídos o gráfico 1, relativo ao aquecimento das esferas até a temperatura de ebulição da água, e o gráfico 2, relativo ao resfriamento das esferas, até retornarem à temperatura ambiente.
Considerando que as trocas de calor tenham ocorrido a uma taxa constante, a representação dos gráficos 1 e 2 é:
- A)
- B)
- C)
- D)
- E)
Resposta:
A alternativa correta é letra A)
A solução deste exercício será realizada de duas maneiras diferentes, sendo que o Método 2 apresenta mais conceitos matemáticos.
Método 1
Podemos associar o calor específico sensível (c) à "resistência" que o material possui para alterar 1°C em sua temperatura.
Um material com calor específico grande necessita de mais calor para aumentar sua temperatura quando comparado com um material de menor calor específico. Sendo a taxa de transferência de calor constante, podemos concluir que quanto maior o calor específico, maior o tempo necessário para atingir determinada temperatura.
Como:
c_x lt c_y lt c_z
Sendo os tempos para as esferas x, y e z atingirem a temperatura de ebulição respectivamente (Delta t_x, Delta t_y, Delta t_z), então:
Delta t_x lt Delta t_y lt Delta t_z
De acordo com o exposto, o gráfico 1 deverá ficar como o da figura abaixo.
Este gráfico está representado corretamente no gráfico 1 das alternativas A e E.
O raciocínio é o mesmo para o resfriamento das esferas, portanto a esfera com menor calor específico resfriará primeiro que a de maior calor específico. Portanto o gráfico 2 ficará da seguinte forma:
Analisando as alternativas, vemos que a alternativa que representa corretamente os gráficos 1 e 2 é a alternativa A.
Método 2:
Como o gráfico em questão representa variação de temperatura em função do tempo (Delta theta;vs;Delta t), devemos encontrar uma equação que relacione essas grandezas e analisar o coeficiente angular dessa equação.
Sabemos que:
Q=mcdot c cdot Delta theta
Como a transferência de calor é feita a uma taxa constante, isso quer dizer:
Q= K cdot Delta t
onde K é a taxa de transferência de calor. Invertendo a primeira equação e substituindo, temos:
mcdot c cdot Delta theta=Q
mcdot c cdot Delta theta= K cdot Delta t
Isolando Delta theta:
Delta theta= color{brown}{dfrac{K }{ mcdot c}}cdot Delta t
O termo que acompanha Delta t , a=color{brown}{dfrac{K}{m cdot c}} é o coeficiente angular da reta, ele mostra a inclinação da reta no gráfico de temperatura em função do tempo. Como K e m são os mesmos para as três esferas, temos que a inclinação será inversamente proporcional ao calor específico do material, então quanto maior o calor específico, menor a inclinação da reta.
Como
c_x lt c_y lt c_z
Então as inclinações das retas x, y e z respectivamente serão decrescentes:
a_x gt a_y gt a_z
A alternativa que representa corretamente os gráficos 1 e 2 , com as inclinações decrescente das retas x, y e z respectivamente, são os gráficos da alternativa A.
Deixe um comentário