Um edifício de 15 andares desabou após um incêndio nesta quinta-feira (19) em Teerã. Pelo menos 20 bombeiros morreram no desabamento, segundo o prefeito Mohamad Bagher Ghalibaf.
Fonte: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2017/01/19/edificio-de-15-andares-em-teera-desaba-apos-incendio.htm, acessado em: 20/03/17.
Em um incêndio desse tipo, o desabamento do prédio pode ser associado à transferência de calor entre os objetos que estão queimando e seus materiais de construção. Utilizando os conhecimentos básicos acerca de Calor e Fenômenos Térmicos, é CORRETO afirmar que
- A) para calcular o calor perdido ou recebido por um objeto que está submetido a uma mudança de temperatura, é necessário conhecer apenas a sua densidade relativa.
- B) a quantidade de calor necessária para alterar o estado físico de uma substância durante uma transformação do estado sólido para o líquido é chamada de calor de sublimação.
- C) uma explicação para o colapso do prédio é que os materiais, em seu interior, primeiramente, têm o seu estado físico alterado e, na sequência, mudam de temperatura, rompendo seu estado de equilíbrio.
- D) se o calor específico de uma substância é muito alto, isso significa que sua temperatura é alterada com facilidade, ou seja, com pequenas quantidades de calor.
- E) o principal motivo pelo qual a água é utilizada no resfriamento de superfícies e no combate a incêndios reside na sua alta capacidade calorífica.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) o principal motivo pelo qual a água é utilizada no resfriamento de superfícies e no combate a incêndios reside na sua alta capacidade calorífica.
Vamos analisar cada uma das alternativas:
a) para calcular o calor perdido ou recebido por um objeto que está submetido a uma mudança de temperatura, é necessário conhecer apenas a sua densidade relativa. INCORRETA.
Para calcular a quantidade de calor transferida por um objeto, podemos utilizar a seguinte equação:
Q = mc Delta theta
Assim, precisamos saber a massa m, o calor específico c e a variação da temperatura Delta theta. Alternativa incorreta.
b) a quantidade de calor necessária para alterar o estado físico de uma substância durante uma transformação do estado sólido para o líquido é chamada de calor de sublimação. INCORRETA.
A quantidade de calor necessária para alterar o estado físico de uma substância durante uma transformação é chamada de calor latente. Quando essa alteração é do estado sólido para o líquido, o calor latente é chamado de calor de fusão. O termo calor de sublimação é utilizado quando a alteração do estado físico é diretamente do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido. Alternativa incorreta.
c) uma explicação para o colapso do prédio é que os materiais, em seu interior, primeiramente, têm o seu estado físico alterado e, na sequência, mudam de temperatura, rompendo seu estado de equilíbrio. INCORRETA.
Durante um incêndio, o aumento da temperatura causa uma redução da resistência dos materiais de sua estrutura, o que pode levar à e a deformação dos elementos estruturais do prédio devido aos esforços solicitantes. Alternativa incorreta.
d) se o calor específico de uma substância é muito alto, isso significa que sua temperatura é alterada com facilidade, ou seja, com pequenas quantidades de calor. INCORRETA.
É justamente o contrário. Quanto maior o calor específico de uma substância, maior é a quantidade de calor para que sua temperatura seja alterada. Alternativa incorreta.
e) o principal motivo pelo qual a água é utilizada no resfriamento de superfícies e no combate a incêndios reside na sua alta capacidade calorífica. CORRETA.
Como mencionado na alternativa (d), quanto maior o calor específica da substância, maior a quantidade de calor transferida para a alteração da temperatura. Assim, a alta capacidade calorífica da água resulta em uma retirada maior de calor, sendo utilizada para resfriamento de superfícies e no combate a incêndios. Alternativa correta.
Portanto, a resposta correta é a alternativa (E).
Deixe um comentário