Um estudante foi à piscina do clube durante o dia e verificou que, devido à ação do Sol, o chão de granito estava mais quente do que a água. Isto ocorre porque
- A) a capacidade térmica da água independe da massa.
- B) ocorreu o fenômeno de convecção no granito.
- C) calor específico da água é maior que o do granito.
- D) para sofrer o mesmo aumento de temperatura, certa massa de granito precisa receber mais calor que a mesma massa de água.
- E) dois corpos com a mesma temperatura apresentam transferência de calor entre si quando estão em contato.
Resposta:
A resposta certa é a letra C) calor específico da água é maior que o do granito.
Isso ocorre porque o calor específico é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de uma substância em 1°C. No caso da água, o calor específico é de aproximadamente 4,184 J/g°C, enquanto o calor específico do granito é de cerca de 0,79 J/g°C. Isso significa que, para sofrer o mesmo aumento de temperatura, uma certa massa de granito precisa receber mais calor que a mesma massa de água.
Portanto, como o estudante observou que o chão de granito estava mais quente que a água, isso não é porque o granito absorve mais calor que a água, mas sim porque o calor específico do granito é menor que o da água. Assim, para atingir a mesma temperatura, o granito precisa absorver mais calor que a água.
É importante notar que o calor específico de uma substância é uma propriedade intrínseca e não depende da massa da substância. Além disso, quando dois corpos estão em contato, há transferência de calor entre eles, e eventualmente alcançam a mesma temperatura.
Deixe um comentário