Uma amostra de uma certa substância passa por um processo de aquecimento e a respectiva curva de aquecimento, que relaciona a temperatura da amostra em função do tempo, apresenta dois platôs. O significado de um destes platôs é o de
- A) um aumento de temperatura da amostra.
- B) uma mudança de líquido para gás da amostra.
- C) uma mudança direta de sólido para um gás da amostra.
- D) a mudança da amostra de uma fase para outra, em que a temperatura varia.
- E) uma mudança de líquido para sólido da amostra.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) uma mudança de líquido para gás da amostra.
Gabarito: LETRA B.
Ao fornecer calor para uma substância, é possível ocorrer dois efeitos: mudança de temperatura e mudança de estado físico.
O calor responsável por variar a temperatura de uma substância, sem que ocorra mudança de estado físico, é chamado de calor sensível, cujo valor é dado pela expressão matemática a seguir:
Q = m c Delta T
Onde m é a massa, c é o calor específico e Delta T é a variação da temperatura. Note que, mantendo uma taxa de calor constante, a temperatura varia linearmente, até que se alcance a temperatura de mudança de estado.
A partir desse momento, o calor utilizado para mudança de estado é chamado de calor latente, e é dado por:
Q = m L
Onde L é o calor latente. Durante a mudança de estado físico, não ocorre a variação da temperatura. Nesse caso, é possível verificar um platô na curva de aquecimento, como podemos ver na figura abaixo, que nos mostra a curva de aquecimento de uma substância, no qual ocorrem dois platôs (liquefação e vaporização):
Note que um destes platôs corresponde à mudança de fase do sólido para o líquido, enquanto a outra corresponde à mudança de líquido para gasoso.
Portanto, a resposta correta é a alternativa (b).
Deixe um comentário