Uma garrafa de vidro e uma lata de alumínio, cada uma contendo 330 mL de refrigerante, são mantidas em um refrigerador pelo mesmo longo período de tempo. Ao retirá-las do refrigerador com as mãos desprotegidas, tem-se a sensação de que a lata está mais fria que a garrafa.
É correto afirmar que:
- A) a lata está realmente mais fria, pois a capacidade calorífica da garrafa é maior que a da lata.
- B) a lata está de fato menos fria que a garrafa, pois o vidro possui condutividade menor que o alumínio.
- C) a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, possuem a mesma condutividade térmica, e a sensação deve-se à diferença nos calores específicos.
- D) a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, e a sensação é devida ao fato de a condutividade térmica do alumínio ser maior que a do vidro.
- E) a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, e a sensação é devida ao fato de a condutividade térmica do vidro ser maior que a do alumínio.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, e a sensação é devida ao fato de a condutividade térmica do alumínio ser maior que a do vidro.
Como a garrafa de vidro e a lata de alumínio foram mantidas pelo mesmo longo período de tempo no refrigerador, ambas alcançam o equilíbrio térmico com o interior do refrigerador e, portanto, estão à mesma temperatura. Logo, podemos excluir as alternativas (a) e (b).
A sensação de que a lata está mais fria que a garrafa vem do fato de que a condutividade térmica do alumínio é maior do que a do vidro. Com isso, a mão perde calor mais rapidamente ao segurar a lata, visto que o metal é melhor condutor de calor.
Portanto, a resposta correta é a alternativa (D).
Deixe um comentário