Uma opção não usual, para o cozimento do feijão, é o uso de uma garrafa térmica. Em uma panela, colocase uma parte de feijão e três partes de água e deixase ferver o conjunto por cerca de 5 minutos, logo após transfere-se todo o material para uma garrafa térmica. Aproximadamente 8 horas depois, o feijão estará cozido.
O cozimento do feijão ocorre dentro da garrafa térmica, pois
- A) a água reage com o feijão, e essa reação é exotérmica.
- B) o feijão continua absorvendo calor da água que o envolve, por ser um processo endotérmico.
- C) o sistema considerado é praticamente isolado, não permitindo que o feijão ganhe ou perca energia.
- D) a garrafa térmica fornece energia suficiente para o cozimento do feijão, uma vez iniciada a reação.
- E) a energia envolvida na reação aquece a água, que mantém constante a temperatura, por ser um processo exotérmico.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) o feijão continua absorvendo calor da água que o envolve, por ser um processo endotérmico.
Gabarito: B
Enunciado:
Uma opção não usual, para o cozimento do feijão, é o uso de uma garrafa térmica. Em uma panela, coloca-se uma parte de feijão e três partes de água e deixa-se ferver o conjunto por cerca de 5 minutos, logo após transfere-se todo o material para uma garrafa térmica. Aproximadamente 8 horas depois, o feijão estará cozido.
O cozimento do feijão ocorre dentro da garrafa térmica, pois
Resolução:
A garrafa térmica é um recipiente de armazenamento cuja construção tem como objetivo o isolamento térmico de seu interior. Dessa forma, ao colocar o feijão e a água fervente dentro da garrafa térmica, a temperatura do conteúdo será conservada por bastante tempo, visto que a troca de calor com o meio externo é dificultada pelo isolamento térmico.
Dessa forma, haverá troca de calor majoritariamente entre os materiais do interior da garrafa. O feijão passa a absorver a energia térmica do seu entorno, o que caracteriza um processo endotérmico.
Portanto, a resposta correta é a alternativa (B).
Deixe um comentário