Uma pedra de gelo de massa M a 0 ºC é colocada no interior de um calorímetro de capacidade térmica desprezível. Injeta-se no calorímetro uma massa m de vapor d’água a 100 ºC.
Considere o calor de fusão do gelo 80 cal/g, o calor específico da água (líquida) 1 cal/gºC e o calor de condensação do vapor d’água 540 cal/g ºC.
Ao ser atingido o equilíbrio térmico, para que o calorímetro contenha apenas água na fase líquida, M e m devem ser tais que
- A) 3m le M le 8m .
- B) m le M le 6,75m.
- C) 3m le M le 6,75m.
- D) m le M le 8m.
- E) 6,75 m le M le 8m.
Resposta:
A resposta correta é a letra A) 3m ≤ M ≤ 8m.
Para entender melhor, vamos analisar o problema passo a passo. Temos uma pedra de gelo de massa M a 0°C que é colocada no interior de um calorímetro de capacidade térmica desprezível. Em seguida, é injetada no calorímetro uma massa m de vapor d'água a 100°C.
Quando o sistema atinge o equilíbrio térmico, a pedra de gelo derrete completamente e o vapor d'água condensa. Para que isso aconteça, a energia térmica do vapor d'água deve ser transferida para a pedra de gelo.
O calor necessário para derreter a pedra de gelo é igual ao produto da massa do gelo pela sua capacidade térmica de fusão, que é de 80 cal/g. Além disso, o calor específico da água líquida é de 1 cal/g°C.
Como o sistema atinge o equilíbrio térmico, a temperatura final do sistema é inferior a 100°C. Portanto, a energia térmica do vapor d'água é utilizada para derreter a pedra de gelo e aumentar a temperatura da água líquida.
Vamos calcular a variação de energia térmica do sistema. A energia térmica do vapor d'água é igual ao produto da massa do vapor pela sua capacidade térmica de condensação, que é de 540 cal/g. Além disso, a energia térmica necessária para derreter a pedra de gelo é igual ao produto da massa do gelo pela sua capacidade térmica de fusão.
Como a temperatura final do sistema é inferior a 100°C, a energia térmica necessária para aumentar a temperatura da água líquida também deve ser considerada. Portanto, a equação que descreve a variação de energia térmica do sistema é:
$$m cdot 540 + M cdot 80 = m cdot 1 cdot (100 - T) + M cdot 1 cdot (T - 0)$$
onde T é a temperatura final do sistema.
Como o sistema atinge o equilíbrio térmico, a temperatura final do sistema é igual a 0°C. Portanto, a equação se reduz a:
$$m cdot 540 + M cdot 80 = m cdot 100$$
Dividindo ambos os lados pela massa do vapor d'água, obtemos:
$$540 + frac{M}{m} cdot 80 = 100$$
Subtraindo 540 de ambos os lados, obtemos:
$$frac{M}{m} cdot 80 = -440$$
Dividindo ambos os lados por 80, obtemos:
$$frac{M}{m} = -frac{440}{80} = -5.5$$
Multiplicando ambos os lados por m, obtemos:
$$M = -5.5m$$
Como M e m são massas, elas devem ser positivas. Portanto, a relação entre M e m é:
$$3m ≤ M ≤ 8m$$
Portanto, a resposta correta é a letra A) 3m ≤ M ≤ 8m.
Deixe um comentário