Uma placa metálica quadrada de lado 4R possui um furo circular em sua superfície de raio R, estando inicialmente a uma temperatura T0. Ela é levada ao forno até atingir a temperatura T = 2T0.
Desprezando o aumento na sua espessura, podemos afirmar que:
- A) o furo diminuiu o seu diâmetro.
- B) o furo aumentou o seu diâmetro.
- C) o furo manteve-se no tamanho inicial.
- D) o furo diminuiu o seu diâmetro de um valor igual a R/2
- E) o furo diminuiu o seu diâmetro de um valor igual a 2R
Resposta:
A resposta certa é a letra B) o furo aumentou o seu diâmetro.
Para entender porque isso ocorre, é necessário lembrar que a placa metálica sofre expansão térmica quando sua temperatura aumenta. Quando a placa é levada ao forno e sua temperatura aumenta de T0 para 2T0, todas as suas dimensões, incluindo a do furo, aumentam.
A expansão térmica é um fenômeno que ocorre em todos os materiais, exceto em alguns casos especiais, como em materiais que apresentam contração térmica, como o gelo. No entanto, no caso de materiais metálicos, como a placa em questão, a expansão térmica é a regra.
Portanto, quando a temperatura da placa aumenta, o furo, que é uma parte integrante da placa, também aumenta de diâmetro. Este é o motivo pelo qual a resposta certa é a letra B) o furo aumentou o seu diâmetro.
Vale notar que a expansão térmica é um processo reversível, ou seja, quando a temperatura da placa volta ao valor inicial, o furo volta ao seu diâmetro original. Além disso, é importante lembrar que a expansão térmica é um fenômeno que ocorre em todas as direções, ou seja, a placa aumenta de tamanho em todas as suas dimensões, incluindo a do furo.
Podemos calcular a variação do diâmetro do furo utilizando a fórmula de expansão térmica, que é dada por:
$$Delta L = alpha cdot L_0 cdot Delta T$$Onde $Delta L$ é a variação do comprimento, $alpha$ é o coeficiente de expansão térmica, $L_0$ é o comprimento inicial e $Delta T$ é a variação de temperatura.
No caso do furo, temos que:
$$Delta d = alpha cdot d_0 cdot Delta T$$Onde $Delta d$ é a variação do diâmetro do furo, $d_0$ é o diâmetro inicial do furo e $Delta T$ é a variação de temperatura.
Substituindo os valores dados no problema, temos que:
$$Delta d = alpha cdot R cdot (2T0 - T0)$$$= alpha cdot R cdot T0$
O que significa que o diâmetro do furo aumenta em uma quantidade igual a $alpha cdot R cdot T0$.
Portanto, a resposta certa é a letra B) o furo aumentou o seu diâmetro.
Deixe um comentário