Uma senhora, com um filho hospitalizado, vem chorando pela rua e pára alguém, ao acaso, suplicando-lhe que explique as estranhas palavras do médico sobre o estado de seu filho: “Minha senhora, a temperatura corporal de seu filho sofreu uma variação de +2 K”.
Considerando o que foi dito pelo médico, qual seria a resposta CORRETA para se dar a essa mãe desesperada?
- A) “O seu filho sofreu uma variação de temperatura de –271 ºC”.
- B) “A temperatura corporal de seu filho diminuiu 2 ºC”.
- C) “A temperatura corporal de seu filho é de 99 ºF”.
- D) “A temperatura corporal de seu filho aumentou 2 ºC”.
- E) “O seu filho sofreu uma variação de temperatura de +275 ºC”.
Resposta:
A resposta certa é a letra D) "A temperatura corporal de seu filho aumentou 2°C".
Explicação: quando o médico disse que a temperatura corporal do filho da senhora sofreu uma variação de +2 K, ele estava se referindo a uma escala de temperatura absoluta, que é a escala de Kelvin (K). No entanto, na prática médica, é comum utilizar a escala Celsius (°C) para medir a temperatura corporal.
Para converter a variação de temperatura de Kelvin para Celsius, basta lembrar que 1 K é equivalente a 1°C. Portanto, uma variação de +2 K é igual a uma variação de +2°C.
Isso significa que a temperatura corporal do filho da senhora aumentou 2°C, o que é uma informação importante para o diagnóstico e tratamento do paciente.
É importante notar que as outras opções estão incorretas. A opção A) está incorreta porque a variação de temperatura não é de -271°C, mas sim de +2°C. A opção B) também está incorreta, pois a temperatura corporal não diminuiu 2°C. A opção C) é uma informação irrelevante, pois não há como saber se a temperatura corporal do filho da senhora é de 99°F (que é equivalente a 37,2°C). A opção E) é absurda, pois uma variação de temperatura de +275°C não faz sentido no contexto médico.
Deixe um comentário