Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A extensa faixa localizada no nordeste de São Paulo e no oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, constitui uma das mais significativas áreas de especialização, domínio e predomínio agrícola no País, destacando-se cultivares de soja e milho, além de feijão, laranja, amendoim, trigo, girassol e cana-de-açúcar. Entre os anos de 1996 e 2006, datas de realização dos dois últimos censos agropecuários, foi registrada uma intensificação da ocupação agrícola em toda esta área. Em conjunto, os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul registraram um acréscimo de cerca de 3,2 milhões de hectares em áreas de lavoura. Adaptado de: IBGE. Censo Agropecuário 2006 – segunda apuração. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. O aumento nas áreas de lavouras verificado nesses estados no período intercensitário foi acompanhado pelo decréscimo das áreas de:

A extensa faixa localizada no nordeste de São Paulo e no oeste
dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul,
constitui uma das mais significativas áreas de especialização,
domínio e predomínio agrícola no País, destacando-se cultivares
de soja e milho, além de feijão, laranja, amendoim, trigo, girassol
e cana-de-açúcar.
Entre os anos de 1996 e 2006, datas de realização dos dois
últimos censos agropecuários, foi registrada uma intensificação
da ocupação agrícola em toda esta área. Em conjunto, os estados
de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul registraram um
acréscimo de cerca de 3,2 milhões de hectares em áreas de
lavoura.

Adaptado de: IBGE. Censo Agropecuário 2006 – segunda apuração. Rio de
Janeiro: IBGE, 2012.

O aumento nas áreas de lavouras verificado nesses estados no
período intercensitário foi acompanhado pelo decréscimo das
áreas de:

Resposta:

A alternativa correta é A)

O texto apresentado descreve a expansão agrícola em uma região estratégica do Brasil, abrangendo partes do nordeste de São Paulo e oeste dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Essa área se destaca pelo cultivo de soja, milho, feijão, laranja, amendoim, trigo, girassol e cana-de-açúcar, consolidando-se como um dos principais polos de produção agrícola do país. Entre 1996 e 2006, período entre os dois últimos censos agropecuários, houve um aumento significativo de 3,2 milhões de hectares em áreas de lavoura nesses estados.

Esse crescimento das lavouras, no entanto, não ocorreu de forma isolada. O avanço da agricultura sobre novas áreas frequentemente implica na redução de outros usos do solo. No contexto apresentado, a alternativa correta é a A) pastagens, indicando que parte das áreas anteriormente destinadas à pecuária foi convertida para o cultivo agrícola. Esse fenômeno reflete uma dinâmica comum no agronegócio brasileiro, onde a intensificação da produção agrícola muitas vezes substitui atividades pecuárias menos intensivas.

O texto também permite inferir que, embora outras opções como matas naturais (C) ou áreas de conservação (B) possam parecer plausíveis, o dado mais consistente com a realidade do agronegócio brasileiro nesse período é justamente a conversão de pastagens em lavouras. Esse processo foi impulsionado pelo aumento da demanda por commodities agrícolas e pela modernização das técnicas de produção, que permitiram maior produtividade nas áreas cultivadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *