A geografia rural tem sido essencialmente uma geografia agrária, aliás, ela tornou-se, sobretudo, uma geografia agrícola ao invés de tornar-se plenamente uma geografia rural, levando em conta o conjunto das populações e das atividades do espaço rural e não mais somente o que tange à agricultura.Considerando-se a concepção de geografia rural defendida pelo autor, marque a única opção que indica um tema de estudo do espaço rural que se afasta das temáticas mais frequentes da geografia agrária.
A geografia rural tem sido essencialmente uma geografia agrária, aliás, ela tornou-se, sobretudo, uma geografia agrícola ao invés de tornar-se plenamente uma geografia rural, levando em conta o conjunto das populações e das atividades do espaço rural e não mais somente o que tange à agricultura.
Considerando-se a concepção de geografia rural defendida pelo autor, marque a única opção que indica um tema de estudo do espaço rural que se afasta das temáticas mais frequentes da geografia agrária.
- A)Modernização dos Complexos Agroindustriais
- B)Urbanização do campo e infraestrutura
- C)Biodiversidade na agricultura comercial
- D)Geração de energia por biomassa
- E)Saúde de populações tradicionais
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto apresentado destaca uma crítica à abordagem tradicional da geografia rural, que muitas vezes se limita a estudar apenas as questões agrícolas, negligenciando outras dimensões do espaço rural, como as populações e atividades não-agrícolas. Nesse contexto, o autor defende uma visão mais ampla da geografia rural, que incorpore temas além da agricultura.
Dentre as opções apresentadas, a alternativa E) Saúde de populações tradicionais é a que mais se afasta das temáticas clássicas da geografia agrária, que costuma focar em processos produtivos, técnicas agrícolas e relações de trabalho no campo. A saúde de populações tradicionais, por sua vez, está relacionada a aspectos sociais, culturais e de qualidade de vida, elementos que transcendem a esfera estritamente agrícola.
As demais alternativas, apesar de variadas, mantêm uma ligação mais direta com a produção agrícola ou seus desdobramentos industriais e energéticos. A urbanização do campo (B), por exemplo, ainda dialoga com a transformação do espaço rural devido a pressões externas, enquanto a geração de energia por biomassa (D) está atrelada a subprodutos da agricultura. Portanto, a saúde de populações tradicionais emerge como o tema que melhor representa a ampliação proposta pelo autor para a geografia rural.
Deixe um comentário