Até 1970, a região metropolitana de São Paulo foi a “Pasárgada” brasileira: ali se instalaram as principais indústrias, com os melhores empregos. Com a crise de 1980 e a interrupção do ciclo de expansão econômica do país, ocorreu uma reestruturação do mercado de trabalho, e o mapa migratório brasileiro começoua apontar para novas direções.L. P. Juttel. Rotas migratórias: norte e centro-oeste, novos polos de migração. In: Ciência e Cultura, v. 59, n.o 4, 2007 (com adaptações).Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue os itens subsequentes.O fluxo de sulistas em direção à região Norte, em consonância com o avanço da fronteira agrícola, contribuiu para o crescimento da população no campo e, ao mesmo tempo, retardou o processo de urbanização da região.
Até 1970, a região metropolitana de São Paulo foi a “Pasárgada” brasileira: ali se instalaram as principais indústrias, com os melhores empregos. Com a crise de 1980 e a interrupção do ciclo de expansão econômica do país, ocorreu uma reestruturação do mercado de trabalho, e o mapa migratório brasileiro começou
a apontar para novas direções.
L. P. Juttel. Rotas migratórias: norte e centro-oeste, novos polos de migração. In: Ciência e Cultura, v. 59, n.o 4, 2007 (com adaptações).
Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue os itens subsequentes.
O fluxo de sulistas em direção à região Norte, em consonância com o avanço da fronteira agrícola, contribuiu para o crescimento da população no campo e, ao mesmo tempo, retardou o processo de urbanização da região.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto apresentado aborda as transformações no mercado de trabalho e nos fluxos migratórios no Brasil, especialmente após a década de 1980, quando a região metropolitana de São Paulo deixou de ser o principal polo de atração de migrantes em busca de oportunidades industriais. A crise econômica da época e a reestruturação produtiva redirecionaram os movimentos populacionais para outras regiões, como o Norte e o Centro-Oeste, impulsionados, em parte, pelo avanço da fronteira agrícola.
O item a ser julgado afirma que o fluxo de sulistas para a região Norte, alinhado à expansão da agricultura, teria contribuído para o crescimento da população rural e retardado a urbanização na região. No entanto, essa afirmação está incorreta (E), pois a migração para o Norte, ainda que associada à agropecuária, não necessariamente freou a urbanização. Pelo contrário, muitas cidades da região Norte cresceram justamente em função da demanda por serviços e infraestrutura ligados ao agronegócio, além da própria dinâmica populacional que concentra pessoas em centros urbanos, mesmo em áreas de expansão agrícola. Portanto, o gabarito correto é E) ERRADO.
Deixe um comentário