A América do Sul tem especificidades que permitem uma configuração de biomas distintos se comparados aos localizados nas mesmas latitudes da África e Ásia.
A figura a seguir espacializa quatro biomas da América do Sul.
(Adaptado de CHRISTOPERSON, R. W.; BIKELAND, G. H. Geossistemas: uma introdução à Geografia Física. Porto Alegre: Bookman, p. 600, 2017.)
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre as características físico-naturais da América do Sul – responsáveis pela diversidade de biomas no continente –, assinale a alternativa correta.
- A) O Bioma 1 corresponde às formações florestais que se situam nas áreas de alta latitude. Essas formações apresentam grande extensão por conta da dinâmica das massas de ar tropicais úmidas, o que forma um bioma com grande biodiversidade de fauna e flora.
- B) O Bioma 2 abarca savanas tropicais que ocorrem em áreas de relevo aplainado, formado por depressões e chapadas, áreas caracterizadas por verão úmido e inverno seco. Esse bioma apresenta fitofisionomias como cerradão, cerrado scricto sensu e campos limpos.
- C) O Bioma 3 abrange as áreas de desertos e semidesertos quentes. Sua gênese está associada à proximidade com o trópico de Câncer e à presença da Cordilheira dos Andes, que bloqueia o deslocamento da umidade do Oceano Pacífico.
- D) O Bioma 4 engloba os campos de latitudes médias típicos de costas. Apresenta fitofisionomias abertas, caracterizadas por gramíneas altas e adaptadas ao relevo plano. Esses campos são desenvolvidos em climas tropicais com sazonalidade bem marcada pela pluviosidade.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) O Bioma 2 abarca savanas tropicais que ocorrem em áreas de relevo aplainado, formado por depressões e chapadas, áreas caracterizadas por verão úmido e inverno seco. Esse bioma apresenta fitofisionomias como cerradão, cerrado scricto sensu e campos limpos.
(Adaptado de CHRISTOPERSON, R. W.; BIKELAND, G. H. Geossistemas: uma introdução à Geografia Física. Porto Alegre: Bookman, p. 600, 2017.)
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre as características físico-naturais da América do Sul – responsáveis pela diversidade de biomas no continente –, assinale a alternativa correta.
a) O Bioma 1 corresponde às formações florestais que se situam nas áreas de alta latitude. Essas formações apresentam grande extensão por conta da dinâmica das massas de ar tropicais úmidas, o que forma um bioma com grande biodiversidade de fauna e flora.
Item INCORRETO. A linha do Equador cruza o Bioma 1, logo este corresponde às formações florestais que se situam nas áreas de latitude 0º.
b) O Bioma 2 abarca savanas tropicais que ocorrem em áreas de relevo aplainado, formado por depressões e chapadas, áreas caracterizadas por verão úmido e inverno seco. Esse bioma apresenta fitofisionomias como cerradão, cerrado scricto sensu e campos limpos.
Item CORRETO. O Bioma 2 diz respeito ao Cerrado. Segundo maior em extensão na América do Sul, este bioma está presente em maior parte no Brasil, sobretudo na região Centro-Oeste, mas também ocorre em outros países como Colômbia, Guiana, Suriname e Venezuela.
Desse modo, este é o GABARITO da questão.
c) O Bioma 3 abrange as áreas de desertos e semidesertos quentes. Sua gênese está associada à proximidade com o trópico de Câncer e à presença da Cordilheira dos Andes, que bloqueia o deslocamento da umidade do Oceano Pacífico.
Item INCORRETO. O Bioma 3 abrange as áreas de desertos e semidesertos quentes. Sua gênese está associada à proximidade com o trópico de Capricórnio e à presença da Cordilheira dos Andes, que bloqueia o deslocamento da umidade do Oceano Pacífico.
d) O Bioma 4 engloba os campos de latitudes médias típicos de costas. Apresenta fitofisionomias abertas, caracterizadas por gramíneas altas e adaptadas ao relevo plano. Esses campos são desenvolvidos em climas tropicais com sazonalidade bem marcada pela pluviosidade.
Item INCORRETO. Esses campos são desenvolvidos em climas subtropicais com chuvas bem distribuídas ao longo do ano.
Deixe um comentário