A Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense representa o maior conjunto de bacias lacustres da região nordeste. Está localizada a oeste do estado e inserida numa zona de transição entre os biomas:
- A) Mata dos cocais e cerrado
- B) Amazônia e cerrado
- C) Amazônia e campos
- D) Mata dos cocais e caatinga
- E) Campos e mata dos cocais
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Amazônia e cerrado
Gabarito: LETRA B
A questão versa sobre Biomas do Brasil, solicitando para o candidato assinalar a alternativa que apresenta wm qual zona de transição está localizada a Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense . Nesse sentido, vamos analisar todas as alternativas para encontrar a resposta correta.
a) Mata dos cocais e cerrado
ERRADA. Embora a Mata dos Cocais seja um bioma presente na região nordeste, não é uma zona de transição entre a Amazônia e o cerrado.
A Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense está localizada em uma região de transição entre os biomas Amazônia e cerrado, abrangendo características de ambos os biomas. Essa área apresenta uma diversidade ambiental significativa, com influência tanto da floresta amazônica quanto do cerrado, resultando em uma paisagem única e em uma grande variedade de espécies vegetais e animais
b) Amazônia e cerrado
CORRETA. A Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense está localizada no estado do Maranhão, situando-se principalmente na região oeste do estado. Essa área é caracterizada por ser uma zona de transição entre os biomas Amazônia e cerrado, o que resulta em uma diversidade ecológica única, com elementos de ambos os biomas presentes em sua paisagem. Essa transição entre os biomas contribui para a riqueza biológica e para a variedade de habitats encontrados na região.
A APA da Baixada Maranhense abriga uma rica variedade de flora e fauna, com mais de 2.000 espécies de plantas e 500 espécies de animais catalogadas. Entre as espécies mais representativas, podemos destacar o mico-leão-dourado, a arara-azul-grande, o jacaré-açu e a onça-pintada.
c) Amazônia e campos
ERRADA. Não há predominância de campos nessa região, e sim de características da Amazônia e do cerrado. A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baixada Maranhense, localizada a oeste do estado do Maranhão, é um verdadeiro paraíso natural que se destaca por sua rica biodiversidade e beleza cênica. Abrangendo uma área de 1.674.845 hectares, a APA se insere em uma zona de transição entre os biomas Amazônia e Cerrado, o que contribui para a sua singularidade e importância ecológica.
d) Mata dos cocais e caatinga
ERRADA. A caatinga não é um bioma presente na região da Baixada Maranhense. Como explicado anteriormente a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baixada Maranhense está localizada no estado do Maranhão, que faz parte da região Nordeste do Brasil.. Ela está inserida em uma zona de transição entre os biomas Amazônia e Cerrado, o que contribui para sua diversidade ambiental e sua importância para a conservação da biodiversidade.
e) Campos e mata dos cocais
ERRADA. Não há predominância de campos nessa região, e a mata dos cocais não é um bioma predominante na área. A Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (APA da Baixada Maranhense) está localizada, como o próprio nome indica, no estado do Maranhão, mais especificamente a oeste do estado. O que torna essa área protegida ainda mais interessante é a sua localização em uma zona de transição entre dois biomas brasileiros de grande importância: a Amazônia e o Cerrado.
Deixe um comentário