A demanda por terra, a principal responsável pelo desmatamento da floresta tropical úmida, deve continuar intensa. Com isso, a liberação contínua de carbono para a atmosfera, proveniente da queima de árvores, deve se manter elevada.
Sobre os impactos do desmatamento e das queimadas, assinale a afirmativa incorreta.
- A) A perda da biodiversidade: as espécies perdem seu habitat ou não conseguem sobreviver nos pequenos fragmentos florestais que restam.
- B) Os impactos sociais: a redução da floresta diminui a possibilidade de ribeirinhos usufruírem os benefícios dos recursos naturais que ela oferece.
- C) A alteração do ciclo hidrológico: o desmatamento reduz a evapotranspiração que gera a umidade dos “rios voadores” que se deslocam para o Centro-Sul.
- D) O aumento das emissões de carbono: o desmatamento reduz a capacidade de absorção do gás carbônico (CO2) e as queimadas aumentam a quantidade de CO2 liberado para a atmosfera.
- E) A ruptura do equilíbrio solo/floresta: o desmatamento acelera o processo de lixiviação que dissolve e retira os nutrientes dos solos, principais responsáveis pela exuberância da floresta.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) A ruptura do equilíbrio solo/floresta: o desmatamento acelera o processo de lixiviação que dissolve e retira os nutrientes dos solos, principais responsáveis pela exuberância da floresta.
Sobre os impactos do desmatamento e das queimadas, assinale a afirmativa incorreta.
a) A perda da biodiversidade: as espécies perdem seu habitat ou não conseguem sobreviver nos pequenos fragmentos florestais que restam.
Item CORRETO. O desmatamento e as queimadas atingem gravemente a vida na floresta. Várias espécies da fauna e da flora são destruídas resultando em um desequilíbrio ecológico muito brusco.
b) Os impactos sociais: a redução da floresta diminui a possibilidade de ribeirinhos usufruírem os benefícios dos recursos naturais que ela oferece.
Item CORRETO. Ribeirinhos e outras populações tradicionais da floresta são diretamente atingidos. Ficam limitados de usufruírem os benefícios dos recursos naturais que ela oferece, pois os desmatamentos e queimadas destroem a vegetação, tornam os solos improdutivos e poluem os recursos hídricos.
c) A alteração do ciclo hidrológico: o desmatamento reduz a evapotranspiração que gera a umidade dos “rios voadores” que se deslocam para o Centro-Sul.
Item CORRETO. Mais da metade da água das chuvas que cai sobre a floresta amazônica é devolvida através da evapotranspiração da vegetação e solo para a atmosfera. É essa oferta de água disponibilizada pela floresta que alimenta os "rios voadores", nuvens que favorecem a ocorrência de chuvas e são levadas pelos ventos da Amazônia para outras regiões do país como o Centro-Sul. Desse modo, o desmatamento da Amazônia diminui a evapotranspiração e, consequentemente, a umidade que "abastece" os rios aéreos.
d) O aumento das emissões de carbono: o desmatamento reduz a capacidade de absorção do gás carbônico (CO2) e as queimadas aumentam a quantidade de CO2 liberado para a atmosfera.
Item CORRETO. Esse aumento das emissões de carbono contribui para o agravamento das mudanças climáticas.
e) A ruptura do equilíbrio solo/floresta: o desmatamento acelera o processo de lixiviação que dissolve e retira os nutrientes dos solos, principais responsáveis pela exuberância da floresta.
Item INCORRETO. De fato, o desmatamento acelera o processo de lixiviação que dissolve e retira os nutrientes dos solos, todavia eles não são os principais responsáveis pela exuberância da floresta.
O que de fato sustenta a exuberância da floresta tropical úmida (Amazônia) é a constante reciclagem de nutrientes ocorrida sobre o solo através da decomposição de folhas, galhos e frutos que caem das árvores e de animais mortos, por meio de organismos decompositores como insetos, fungos e bactérias. Esse processo é facilitado pelo clima quente e úmido característico da floresta. Desse modo, a reciclagem de nutrientes mantém um contínuo processo de redisponibilização de nutrientes e matéria-orgânica para o solo, garantindo a manutenção do verde e da exuberância da floresta.
Desse modo, este é o GABARITO da questão.
Deixe um comentário