A dimensão do território brasileiro, certamente, é um dos fatores responsáveis pela diversidade climática e paisagística. Considerando a relação entre clima e paisagem no Brasil, é correto concluir que
- A) dos elementos que compõem a paisagem, os relevos cristalinos são os únicos que não respondem à ação do clima.
- B) o semiárido brasileiro recebe os maiores aportes pluviométricos durante o período do inverno.
- C) na zona equatorial, em sua porção setentrional, existe uma faixa de transição entre os climas quentes e frios que atuam no país.
- D) a maior parcela do território brasileiro está inserida na zona climática equatorial.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Justificativa da Banca: Todos os recursos apresentados questionaram, alegando que a mesma não possui nenhuma alternativa correta dentre as alternativas apresentadas na questão. Após revisão da questão, constatou-se que a mesma, da forma como foi apresentada na prova supracitada, não apresenta nenhuma alternativa correta, procedendo assim os recursos interpostos, e, portanto, não deve ser considerada válida. Dessa forma deve-se anular a questão.
Justificativa do Professor: A questão fala sobre a dinâmica climática do território brasileiro. No entanto, a questão não apresenta nenhuma alternativa correta. O gabarito preliminar afirmava que a letra D seria a correta, mas a zona climática equatorial não abrange a maioria do território brasileiro. Nesse sentido, após os devidos recursos, optou-se pela anulação.
GABARITO PRELIMINAR LETRA D
GABARTIO DEFINITIVO ANULADA.
Resolução
A dimensão do território brasileiro, certamente, é um dos fatores responsáveis pela diversidade climática e paisagística. Considerando a relação entre clima e paisagem no Brasil, é correto concluir que
a) dos elementos que compõem a paisagem, os relevos cristalinos são os únicos que não respondem à ação do clima.
ERRADA. Os relevos cristalinos e outros tipos de relevo são influenciados pela ação do clima. Os fatores climáticos são os elementos naturais e humanos capazes de influenciar as características ou a dinâmica de um ou mais tipos de climas. Os principais fatores que influenciam no clima, são eles:
Pressão atmosférica – Variações históricas das amplitudes de pressões endógenas (magma) e exógenas (crosta) do planeta.
Órbita – Mudanças cronológicas nas posições das órbitas terrestres, ocasionam maiores ou menores graus de insolação que modificam as variadas ações calorimétricas no planeta.
Latitude – Distância em graus entre um local até a Linha do Equador.
Altitude – A distância em metros entre uma cidade localizada em um determinado ponto do relevo até o nível do mar.
Maritimidade – Corresponde à proximidade de um local com o mar.
Continentalidade – Corresponde à distância de um local em relação ao mar, permitindo ser mais influenciado pelas condições climáticas provenientes do próprio continente.
Massas de ar – Parte da atmosfera que apresenta as mesmas características físicas (temperatura, pressão, umidade e direção), derivadas do tempo em que ficou sobre uma determinada área da superfície terrestre.
Correntes marítimas – Grande massa de água que apresenta as mesmas características físicas (temperatura, salinidade, cor, direção, densidade) e pode acumular uma grande quantidade de calor e, assim, influenciar as massas de ar que se sobrepõem.
Relevo – Presença e interferências de montanhas e depressões nos movimentos das massas de ar.
Vegetação – Emite determinadas quantias de vapor de água, influenciando o ciclo hidrológico de uma região.
b) o semiárido brasileiro recebe os maiores aportes pluviométricos durante o período do inverno.
ERRADA. O clima semiárido apresenta poucas chuvas, estando mais concentradas nos meses de verão, principalmente no sertão brasileiro. O índice de chuvas varia de 200 a 800 milímetros anualmente. No entanto, essa variação é distribuída de forma desproporcional, concentrando-se em poucos meses do ano, o que causa a baixa umidade do ar, rios intermitentes e um solo pedregoso. As chuvas na região Nordeste também são influenciadas por diversos fatores, dentre eles: vórtices ciclônicos de altos níveis e a Zona de Convergência intertropical.
c) na zona equatorial, em sua porção setentrional, existe uma faixa de transição entre os climas quentes e frios que atuam no país.
ERRADA. A zona equatorial fica ao redor da linha do Equador. Apresenta clima equatorial: quente e úmido durante o ano todo, temperaturas altas, amplitude térmica baixa e precipitação alta. Essa zona faz transição com o clima tropical em sua porção setentrional (ao norte).
O clima subtropical brasileiro está presente em áreas de transição entre o clima tropical e o clima temperado. Apresenta temperaturas mais amenas e grande amplitude térmica anual, com temperaturas negativas no inverno e acima dos 30ºC no verão. Observe a imagem abaixo.
d) a maior parcela do território brasileiro está inserida na zona climática equatorial.
ERRADA. A zona tropical são áreas que recebem luz solar de forma praticamente vertical em sua superfície, o fato produz regiões com temperaturas elevadas. A maior parte do território brasileiro localiza-se na zona intertropical, definida pelos trópicos de câncer, no Hemisfério Norte, e de Capricórnio, no Hemisfério Sul. Essa zona é a parte do globo mais iluminada e aquecida pelos raios solares, por isso no Brasil predominam os climas quentes. Apenas 8% do território brasileiro localiza-se na Zona Temperada, onde os raios incidem à superfície de forma relativamente inclinada, portanto, as temperaturas são mais amenas.
Deixe um comentário