A drenagem superficial é composta por duas nervuras hidrográficas apenas totalmente integradas durante a estação chuvosa. Na estação seca, o lençol d´água subterrâneo alimenta permanentemente a correnteza, independentemente das estações: daí a perenidade dos grandes, médios e pequenos rios da região.
(AB’SABER, Aziz. Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas, 2003, p.30-1. Adaptado)
O texto apresenta características da rede hidrográfica presente no Domínio Morfoclimático
- A) do Cerrado.
- B) Amazônico.
- C) das Caatingas.
- D) dos Mares de morros.
- E) das Pradarias.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) do Cerrado.
Gabarito: LETRA A
A questão versa sobre Domínios Morfoclimáticos Brasileiros, solicitando para o candidato assinalar a alternativa correta que apresente características da rede hidrográfica citada no enunciado. Nesse sentido, vamos analisar as alternativas para encontrar a resposta correta.
a) do Cerrado.
CORRETA. Por se localizar numa região de clima com alternância de duas estações, uma seca e outra chuvosa (com concentração da precipitação em poucos meses do ano), a maior parte dos cursos d’água do Cerrado possui um escoamento fluvial, com a ocorrência da intermitência.
A região central do Cerrado capta e distribui as águas, devido à sua localização central e à característica do cerrado de possuir em seu relevo extensas chapadas planas, de solos profundos, geologicamente antigos e permeáveis. A distribuição das chuvas (estações seca e chuvosa), a intensa evapotranspiração e os solos, geralmente, com alta velocidade de infiltração influenciam na distribuição de seus recursos hídricos.
Segundo AB’SABER, Aziz. Nacib (2003)”A drenagem superficial da área do cerrado é composta por duas nervuras hidrográficas apenas totalmente integradas durante a estação chuvosa. Há uma drenagem perene, no fundo dos vales, que responde pela alimentação das florestas galeria nos intervalos secos. E existe uma trama fina e mal definida de caminhos d’água intermitentes nos interflúvios, lagos, a qual está associada a pobreza relativa dos solos, responde pela ecologia do cerrado. Na estação seca, o lençol d’água permanece abaixo dos talvegues desses pequenos veles de enxurrada, somente tangenciando as cabeceiras em anfiteatro raso e pantanoso, onde meandram os buritizais em dales. Em compensação, no fundo dos vales, o lençol d’água subterrâneo alimenta permanentemente a correnteza, independentemente das estações: daí a perenidade dos grandes, médios e pequenos rios da região”
b) Amazônico.
ERRADA. O Domínio Amazônico é o mais extenso dos domínios naturais do país, caracterizado pelas terras baixas, o que inclui, além da planície do Rio Amazonas, as depressões e os planaltos rebaixados que a delimitam; pelo predomínio do clima equatorial, que apresenta temperaturas elevadas e pequena amplitude térmica durante o ano e altos índices pluviométricos.
O grande volume hídrico e a perenização dos cursos d’água favorecem a navegabilidade dos rios sem depender do lençol subterrâneo. As características climáticas estão relacionadas a sua localização na região Intertropical, em baixas latitudes, possibilitando elevada incidência da radiação solar, além de ser uma área de convergência dos ventos alísios que confere intensa nebulosidade, elevada umidade do ar, baixa amplitude térmica anal, elevada pluviosidade anual, chuvas rápidas e concentradas.
c) das Caatingas.
ERRADA. O Domínio da Caatinga predomina ao longo da depressão sertaneja do Vale do Rio São Francisco, com médias térmicas elevadas e pluviosidade baixa e irregular. O pequeno volume de chuvas resulta em solos pouco desenvolvidos e pedregosos, além de contribuir para a presença de rios intermitentes. A vegetação é uma associação de espécies arbustivas, rasteiras e xerófitas adaptadas às condições do solo e do clima.
No domínio morfoclimático da caatinga, em razão das peculiaridades climáticas, a rede hidrográfica está caracterizada pelo predomínio de rios intermitentes e efêmeros. O rio São Francisco mantém a perenidade dos eu curso em virtude das chuvas ocorrentes em suas cabeceiras que concorre para manter o volume de água mesmo na estação seca prolongada.
d) dos Mares de morros.
ERRADA. O Domínio dos Mares de Morros se estende pelos planaltos interiores do Sudeste e pelas encostas atlânticas úmidas. É a área de ocorrência da floresta tropical, Mata Atlântica. Sua forma de relevo mais característica são os morros arredondados resultantes do intemperismo sobre as estruturas cristalinas dos planaltos e serras do Atlântico.
Geralmente, os cursos d’água são perenes e constituem uma rede hidrográfica dendrítica e densa em razão da elevada pluviosidade que concorre para alimentar o volume de água dos rios e o lençol subterrâneo. Tanto a precipitação pluviométrica quanto a umidade são elevadas, porém bastante variáveis.
e) das Pradarias.
ERRADA. O Domínio das Pradarias é o menor dos domínios naturais do país em área ocupa o extremo sul do território, numa região conhecida como Campanha Gaúcha. Suas principais características são a cobertura vegetal de campos ou pradarias, e o relevo de colinas suavemente onduladas, chamadas “coxilhas”. O clima predominante é o subtropical. A rede hidrográfica é perene com menor densidade. Os cursos d’água possuem largas calhas, canais meândricos, com presença de coroas arenosas.
Deixe um comentário