Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“A falta de conhecimento e de valorização da Caatinga contribuiu para uma rápida degradação da sua vegetação e solos, causando transformações significativas nas condições de vida dessa região, e, também, potencializando processos de desertificação”.

(SENA, 2011, p. 8. Conheça e conserve a caatinga: o bioma caatinga. Disponível em: https:// www.acaatinga.org.br/wp-content/uploads/Conhe%C3%A7a_e_Conserve_a_Caatinga_Volume_1_O_Bioma_Caatinga.pdf. Acesso em 10 ago. 2021).

O bioma das caatingas se caracteriza, principalmente, por:

Resposta:

A alternativa correta é a letra E) Biodiversidade extremamente adaptada às estiagens e secas periódicas. Isso ocorre porque a Caatinga é um bioma que se caracteriza por apresentar uma falta de conhecimento e valorização, seus ecossistemas, o que contribui para uma rápida degradação da sua vegetação e solos, causando transformações significativas nas condições de vida dessa região, e potencializando processos de desertificação.

Essa falta de conhecimento e valorização da Caatinga é um fator que contribui para a degradação dos ecossistemas, pois a região é caracterizada por uma biodiversidade pobre e condições socioeconômicas degradantes. Além disso, a Caatinga é um bioma que apresenta uma vegetação xerófila, adaptada às estiagens e secas periódicas, o que a torna extremamente vulnerável às mudanças climáticas e às ações humanas que contribuem para a degradação do meio ambiente.

Portanto, a biodiversidade da Caatinga é extremamente adaptada às estiagens e secas periódicas, o que a torna única e importante para a manutenção do equilíbrio ecológico da região. É fundamental que sejam implementadas políticas de conservação e preservação da Caatinga, a fim de garantir a manutenção da biodiversidade e dos ecossistemas da região.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *