A fotografia a seguir, datada de 2022, impactou pela extensão do desmatamento verificado na Amazônia: 904 km², representando a maior área sob alerta de desmate em 7 anos, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Figura 1. Foto tomada de uma parte da Amazônia
Foto: REUTERS/Bruno Kelly/File Photo 2022.
Com base na figura 1 e na bibliografia indicada, assinale a alternativa correta:
- A) Na porção ocidental predomina o desmatamento, devido à ocupação concentrada de povos tradicionais, que, neste ano, fugiram dos garimpeiros.
- B) A porção oriental está mais conservada, com maior probabilidade de manter a porcentagem de umidade local e condições de vida para os povos da floresta.
- C) Na porção central, a devastação das savanas e matas ciliares sinaliza para a extensão e aumento do poder de captura do CO2 atmosférico.
- D) A porção ocidental mostra uma área bem conservada, tendo o desmatamento ocorrido nos pontos onde foram criadas as rodovias para as ligações regionais.
- E) As duas porções foram atingidas pela exploração predatória dos recursos naturais, sendo que o maior extermínio de espécies ocorreu na porção oriental.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A porção oriental está mais conservada,<|begin_of_text|> etapa mais importante de manter a porcentagem de umidade local e condições de vida para os povos da floresta.
Com base na figura 1 e na bibliografia indicada, é possível observar que a Amazônia tem sofrido com a devastação em larga escala, como visto na imagem. O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) aponta que, em 2022, houve um aumento significativo no desmatamento na Amazônia, atingindo a marca de 904 km², o maior registro em sete anos.
Diante disso, a alternativa B) é a mais coerente, pois a porção oriental da Amazônia é considerada mais conservada em relação às outras áreas. Isso se deve ao fato de que essa região tem uma menor presença humana e, consequentemente, menos impacto antrópico sobre o meio ambiente.
Além disso, a manutenção da porcentagem de umidade local e das condições de vida para os povos da floresta é essencial para a preservação da biodiversidade e do equilíbrio ecológico da região. A floresta Amazônica é um dos principais pulmões do planeta, e sua conservação é fundamental para a manutenção do clima e do equilíbrio ambiental.
Portanto, a alternativa B) é a mais adequada, pois destaca a importância da conservação da porção oriental da Amazônia e sua relação com a manutenção da vida para os povos da floresta.
Deixe um comentário