Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A vida na fazenda se tornara difícil (…) havia montes baixos, cascalho, rios secos, espinho, urubus, bichos morrendo, gente morrendo. (…) as folhas secas se pulverizavam, trituradas pelos redemoinhos, e os garranchos se torciam, negros, torrados. No céu azul as últimas arribações tinham desaparecido. Pouco a pouco os bichos se finavam, devorados pelo carrapato. E Fabiano resistia, pedindo a Deus um milagre.

Graciliano Ramos. Vidas Secas. 120.ª ed. 2013, p. 38-39.

Assinale a opção em que é descrita corretamente a característica do ecossistema a que o texto anterior faz referência.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) ambiente xeromórfico e sem nebulosidade da caatinga

 

 

Assinale a opção em que é descrita corretamente a característica do ecossistema a que o texto anterior faz referência.

 

a) ambiente tropófilo do cerrado, com galhos retorcidos

 

Item INCORRETO. De fato, o ecossistema que o texto anterior faz referência é um ambiente tropófilo (sujeito a mudanças de temperatura e umidade periódicas), mas não é o do cerrado.

b) ambiente xeromórfico e sem nebulosidade da caatinga

   

Item CORRETO. Um ambiente xeromórfico é aquele adaptado a deficiência hídrica, onde a vegetação adota estratégias para enfrentar o período seco como a perda das folhas ou a modificação destas em espinhos com objetivo de reduzir a perca de água. Essas características são típicas da caatinga. Por sua vez, Graciliano Ramos descreve muito bem este bioma em sua obra, sobretudo em se tratando do período de estiagem, ao destacar aspectos peculiares como a hidrografia intermitente (rios secos), vegetação xerófita (espinhos e folhas secas), mortes de animais e pessoas por ausência de água, migração de pássaros em busca de água (arribações que desaparecem no céu) e ausência de chuvas (céu azul que denota ausência de nuvens).

 

Desse modo, este é o GABARITO da questão.

c) ecossistema florestado e ombrófilo tropical-atlântico

 

Item INCORRETO. Um ecossistema florestado e ombrófilo tropical-atlântico possui vegetação de grande porte e perenifólia, ou seja, que se mantém verde o ano todo. Essas características não condizem com a descrição do autor do texto que relara sobre um ambiente em que as folhas das árvores secam e caem pela ausência de água.

d) biodiversidade de pradarias mistas nas coxilhas subtropicais

 

Item INCORRETO. As pradarias mistas nas coxilhas subtropicais apresenta vegetação formada por extenso campo, rasteira, aberta e sem arbustos, tendo como influência o clima subtropical que é marcado por verões quentes e invernos frios e chuvas bem distribuídas o ano todo. Por sua vez, Graciliano Ramos relata um ambiente em que ausência de chuvas é uma constante, não condizendo com o domínio morfoclimático apresentado na afirmativa. 

   

e) natureza de chapadões tropicais interiores e matas de galeria

 

Item INCORRETO. Os chapadões tropicais interiores ocorrem no domínio do cerrado onde a hidrografia é perene, ou seja, os rios não deixam de ter água correndo em seus leitos no período seco. Já as matas de galeria é aquela vegetação que margeia os cursos d'água de pequeno porte. Nenhum desses ambientes se assemelha com o ecossistema descrito no texto. 

  
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *