“Com o intuito de estabelecer políticas específicas para a região Norte, tendo como base a extensão da Floresta Amazônica, o presidente Getúlio Vargas promulgou a Lei nº 1.806, de 6 de janeiro de 1953, que abrange a área referente hoje aos estados do Pará, Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, oeste do Maranhão, Mato Grosso e Tocantins, representando 59 % do território brasileiro […]” (SOUZA, 2021). “Esta delimitação inclui não somente o bioma Amazônia, mas também áreas de Cerrado e do Pantanal” (MESSIAS et al., 2021). Assinale a alternativa correspondente à denominação dada à delimitação da região amazônica citada nos textos, de forma correta.
- A) Pan-Amazônia
- B) Amazônia Legal
- C) Amazônia Oriental
- D) Amazônia Internacional
- E) Amazônia 4.0
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Amazônia Legal
Resolução
GABARITO LETRA B
a) Pan-Amazônia
ERRADA. A Pan-Amazônia envolve os países que têm a floresta amazônica em seu território. Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, as Guianas e o Suriname, além do Brasil. Esse conceito surgiu através do entendimento de que os povos amazônidas enfrentam os mesmos problemas de vivências e sobrevivências na floresta tropical que compartilham.
Os países da Pan-Amazônia sofrem com atividades exploratórias em seus territórios por uma série de interesses econômicos do modelo capitalista predatório. Nesse sentido, os movimentos sociais se apropriaram desse conceito para simbolizar a luta desses povos contra a degradação e destruição da natureza, caracterizando o conceito como a construção de uma identidade para a luta coletiva dessas comunidades.
b) Amazônia Legal
CORRETA. A Amazônia Legal é uma área que corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a totalidade de oito estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Estado do Maranhão (a oeste do meridiano de 44ºW), perfazendo 5,0 milhões de km². Nela residem 56% da população indígena brasileira.
O conceito de Amazônia Legal foi instituído em 1953 e seus limites territoriais decorrem da necessidade de planejar o desenvolvimento econômico da região e, por isso, não se resumem ao ecossistema de selva úmida, que ocupa 59% do território nacional e se estende também pelo território de oito países vizinhos. Além de abrigar todo o bioma Amazônico brasileiro, ainda contém 20% do bioma Cerrado e parte do Pantanal matogrossense.
c) Amazônia Oriental
ERRADA. A Amazônia Legal é dividida em duas partes: a Amazônia Ocidental e a Amazônia Oriental. A Amazônia Oriental é composta pelos Estados do Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso. A parte oriental da Amazônia abriga 20% do bioma Cerrado e parte do Pantanal mato-grossense. Sua população ultrapassa 21.000.000 habitantes.
d) Amazônia Internacional
ERRADA. No Brasil, além da Amazônia Legal, a floresta amazônica também se estende para outros países na América do Sul. A Amazônia Internacional é composta por toda a floresta amazônica pertencente ao Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Republica da Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Sua extensão territorial é de 7,9 milhões de Km² , o Brasil detém cerca de 60% de toda a floresta amazônica.
e) Amazônia 4.0
ERRADA. A Amazônia 4.0 tem como ponto de partida a ideia de que essas formas não representam o melhor potencial econômico da região. O conceito de Amazônia 4.0 visa, de forma geral, agregar valor a produtos extraídos na região da floresta amazônica, usando tecnologia de ponta. A intenção é introduzir conhecimentos em áreas como nanotecnologia, robótica e computação para desenvolver a chamada “bioeconomia” na região. E sem derrubar a floresta.
Um exemplo seria a operação de uma fábrica que utiliza tecnologia avançada para, a partir de um produto extraído por comunidades locais (como o açaí, por exemplo).
Deixe um comentário