Configura uma característica econômica do Agreste nordestino
- A) o abrigo de empresas desenvolvedoras de softwares, sendo um exemplo a cidade de Recife, em Pernambuco.
- B) a venda de excedentes das policulturas familiares em tradicionais feiras livres, sendo um exemplo a feira da cidade de Campina Grande, na Paraíba.
- C) a variada oferta de vias de escoamento produtivo em portos, sendo um exemplo a estrutura da cidade de São Luís, no Maranhão.
- D) a monocultura de arroz ao longo de vales fluviais, sendo um exemplo o vale da cidade de Teresina, no Piauí.
- E) o investimento na recuperação dos centros históricos turísticos, sendo um exemplo a cidade de Maceió, em Alagoas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) a venda de excedentes das policulturas familiares em tradicionais feiras livres, sendo um exemplo a feira da cidade de Campina Grande, na Paraíba.
Gabarito: alternativa B)
Configura uma característica econômica do Agreste nordestino
a) o abrigo de empresas desenvolvedoras de softwares, sendo um exemplo a cidade de Recife, em Pernambuco.
Incorreta. Recife, a capital de Pernambuco, realmente representa um polo de empresas desenvolvedoras de softwares. A cidade conta com um parque tecnológico conhecido como Porto Digital. No entanto, a capital pernambucana está localizada no litoral nordestino e não na mesorregião do Agreste.
b) a venda de excedentes das policulturas familiares em tradicionais feiras livres, sendo um exemplo a feira da cidade de Campina Grande, na Paraíba.
Correta! As feiras livres de Campina Grande, uma das principais cidades da Paraíba, surgiram no século XVIII e representam patrimônio cultural imaterial do Brasil, tombado pelo Ministério da Cultura em 2017.
Essas feiras realmente constituem um espaço para que famílias vendam excedentes de suas policulturas e seu artesanato, além de ter um papel fundamental na economia do município.
É importante ressaltar que Campina Grande realmente está localizada no Agreste do Nordeste, mesorregião que representa a transição entre a Zona da mata e o Sertão. Na realidade, Campina Grande é a única cidade apresentada entre as alternativas que está circunscrita no Agreste, o que facilita a questão.
c) a variada oferta de vias de escoamento produtivo em portos, sendo um exemplo a estrutura da cidade de São Luís, no Maranhão.
Incorreta. A informação sobre a logística é verdadeira. No entanto, a capital maranhense está localizada no litoral e não no Agreste.
d) a monocultura de arroz ao longo de vales fluviais, sendo um exemplo o vale da cidade de Teresina, no Piauí.
Incorreta. Teresina é a única capital nordestina que não é uma cidade litorânea. A capital piauiense está na região do Meio-norte, muito distante do Agreste.
e) o investimento na recuperação dos centros históricos turísticos, sendo um exemplo a cidade de Maceió, em Alagoas.
Incorreta. Maceió também é uma capital litorânea, portanto, não está circunscrita na região do Agreste.
Referências:
<https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo.html?id=442984&view=detalhes>. Acesso em: 24/05/2022.
Deixe um comentário