Conforme uma série de trabalhos desenvolvidos por Aziz Ab’Sáber, ficou claro que o território brasileiro não é monótono e constante em termos de suas características paisagísticas. Ao contrário, o território brasileiro comporta muitas das principais paisagens e ecologias do mundo tropical. Assim, sobre os domínios paisagísticos brasileiros definidos por Aziz Ab’Sáber, assinale a alternativa correta.
- A) O domínio das terras baixas florestadas equatoriais possui uma vasta rede hidrográfica e uma área de aproximadamente 650.000 km². Esse domínio ocorre ao longo do Brasil Tropical Atlântico, com distribuição marcadamente azonal.
- B) O domínio dos mares de morros florestados trata-se de um gigantesco domínio de terras baixas florestadas, disposto entre as terras cisandinas e as bordas dos planaltos brasileiro e guianense.
- C) O domínio dos planaltos subtropicais com araucárias possui aproximadamente 80.000 km². Nesse domínio, é comum a ocorrência de colinas pluriconvexizadas, também denominadas coxilhas. As formações vegetais que ocorrem nesse domínio se assemelham com aquelas que ocorrem nas pradarias mistas no Uruguai e Argentina.
- D) O domínio das coxilhas subtropicais com pradarias mistas possui uma distribuição geográfica marcadamente azonal. Esse domínio apresenta paisagens de exceção e enclaves de bosques de araucária em altitude, em Campos do Jordão (SP), por exemplo.
- E) O domínio das depressões interplanálticas semiáridas é uma região semiárida de posição azonal e de extensão espacial de segunda ordem. Esse domínio é marcado pelo processo de pediplanação e por rochas pouco intemperizadas, quando comparadas com o restante do país.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) O domínio das depressões interplanálticas semiáridas é uma região semiárida de posição azonal e de extensão espacial de segunda ordem. Esse domínio é marcado pelo processo de pediplanação e por rochas pouco intemperizadas, quando comparadas com o restante do país.
a) O domínio das terras baixas florestadas equatoriais possui uma vasta rede hidrográfica e uma área de aproximadamente 650.000 km². Esse domínio ocorre ao longo do Brasil Tropical Atlântico, com distribuição marcadamente azonal.
Item INCORRETO. O domínio dos mares de morros possui uma vasta rede hidrográfica e uma área de aproximadamente 650.000 km². Esse domínio ocorre ao longo do Brasil Tropical Atlântico, com distribuição marcadamente azonal.
b) O domínio dos mares de morros florestados trata-se de um gigantesco domínio de terras baixas florestadas, disposto entre as terras cisandinas e as bordas dos planaltos brasileiro e guianense.
Item INCORRETO. O domínio amazônico brasileiro trata-se de um gigantesco domínio de terras baixas florestadas, disposto entre as terras cisandinas e as bordas dos planaltos brasileiro e guianense.
c) O domínio dos planaltos subtropicais com araucárias possui aproximadamente 80.000 km². Nesse domínio, é comum a ocorrência de colinas pluriconvexizadas, também denominadas coxilhas. As formações vegetais que ocorrem nesse domínio se assemelham com aquelas que ocorrem nas pradarias mistas no Uruguai e Argentina.
Item INCORRETO. O domínio das pradarias mistas possui aproximadamente 80.000 km². Nesse domínio, é comum a ocorrência de colinas pluriconvexizadas, também denominadas coxilhas. As formações vegetais que ocorrem nesse domínio se assemelham com aquelas que ocorrem nas pradarias mistas no Uruguai e Argentina.
d) O domínio das coxilhas subtropicais com pradarias mistas possui uma distribuição geográfica marcadamente azonal. Esse domínio apresenta paisagens de exceção e enclaves de bosques de araucária em altitude, em Campos do Jordão (SP), por exemplo.
Item INCORRETO. O domínio dos mares de morros florestados possui uma distribuição geográfica marcadamente azonal. Esse domínio apresenta paisagens de exceção e enclaves de bosques de araucária em altitude, em Campos do Jordão (SP), por exemplo.
e) O domínio das depressões interplanálticas semiáridas é uma região semiárida de posição azonal e de extensão espacial de segunda ordem. Esse domínio é marcado pelo processo de pediplanação e por rochas pouco intemperizadas, quando comparadas com o restante do país.
Item CORRETO. É o que ensina o geógrafo brasileiro Aziz Ab’Sáber sobre domínios paisagísticos brasileiros em suas obras, em especial sobre o domínio das depressões interplanálticas semiáridas. Veja:
"Região semi-árida subequatorial e tropical, de posição nitidamente azonal. Extensão espacial de 2 .íl ordem, variando entre 700 mil e 850 mil quilômetros quadrados. Região de depressões interplanálticas reduzidas a verdadeiras planícies de erosão, devido à grande extensão dos pedi planos e ao aperfeiçoament0 final, relativamente recente, da pediplanação sertaneja, dita moderna."
[Fonte: AB´SÁBER, Aziz. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê editorial, 2003.]
Desse modo, este é o GABARITO da questão.
Deixe um comentário