Considerando a biogeografia regional da Amazônia, suas populações tradicionais, seus aspectos socioeconômicos e socioambientais, além de seus conflitos e possíveis alternativas para o desenvolvimento sustentável, julgue o item que se segue.
Embora a implantação da política ambiental brasileira, ainda no primeiro governo de Getulio Vargas, tenha significado relativo êxito no combate ao desmatamento, também representou retrocesso nas políticas públicas de meio ambiente.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: ERRADO
Embora a implantação da política ambiental brasileira, ainda no primeiro governo de Getulio Vargas, tenha significado relativo êxito no combate ao desmatamento, também representou retrocesso nas políticas públicas de meio ambiente.
No primeiro governo de Getúlio Vargas surgem muitos mecanismos legais no âmbito das políticas ambientais. Podemos destacar instrumentos como o Código das Águas, o Código da Mineração, e o Código Florestal, criados em 1934 (FERREIRA; SALLES, 2016, p. 3).
Tais mecanismos legais representam um empreendimento do Estado, que tinha o objetivo de ordenar o uso dos recursos naturais brasileiros. Esse conjunto de políticas representou contradições:
Entretanto, esta incoerência é aparente pois a criação de reservas ecológicas e de "áreas-santuário" com fins científicos (para pesquisa, por exemplo) poderia acentuar a disponibilidade à apropriação do território remanescente e de seus recursos naturais para o desenvolvimento de atividades econômicas. Em outras palavras, a criação de unidades de conservação pode ser usada como justificativa para despreocupações ambientais relacionadas à apropriação de recursos naturais nas demais áreas (FERREIRA; SALLES, 2016, p. 4).
Nesse contexto, o governo de Getúlio Vargas promoveu o desmatamento de muitas áreas da Amazônia com fins estratégicos, o objetivo era promover o desenvolvimento econômico e estimular a ocupação das regiões Norte e Centro-Oeste, foi a chamada "Marcha para o Oeste". Dessa forma, a implantação da política ambiental brasileira no primeiro governo de Getúlio Vargas não representou um relativo êxito no combate ao desmatamento, o item apresenta um argumento incorreto.
O gabarito é: Errado.
Referências:
FERREIRA, Marcus Bruno Malaquias; SALLES, Alexandre Ottoni Teatini. Política ambiental brasileira: análise histórico-institucionalista das principais abordagens estratégicas. Revista de Economia, [s. l.], ano 40, v. 43, n. 2, p. 1-17, maio/ago. 2016.
Deixe um comentário