Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em relação aos impactos ambientais nos manguezais e nas restingas, marcar C para o que são ações humanas combinadas que afetam esses locais, E para as que não são e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Expansão urbana desordenada, que polui as águas e solos.

( ) Pesca predatória, ocupação irregular do solo e poluição causada por polos industriais instalados em áreas litorâneas.

( ) Derramamento de petróleo nas refinarias e nos terminais de embarque e desembarque da Petrobras, por exemplo, e dos polos petroquímicos localizados em suas áreas.

Resposta:

A alternativa correta é letra E) C - C - C.

Gabarito: alternativa E)

 

(C) Expansão urbana desordenada, que polui as águas e solos.

Certa. Manguezais e restingas são ecossistemas localizados em áreas de transição entre o ambiente terrestre e o marinho. Dessa forma, uma expansão urbana desordenada, que cause poluição nesses ambientes, certamente afetará tais ecossistemas.

 

(C) Pesca predatória, ocupação irregular do solo e poluição causada por polos industriais instalados em áreas litorâneas.

Certa. Como os manguezais e restingas abrigam muitas espécies de fauna e flora, as mencionadas problemáticas causariam um profundo impacto no equilíbrio desses ecossistemas. Inclusive, os problemas apresentados pelo item são comuns em muitas cidades litorâneas do país.

 

(C) Derramamento de petróleo nas refinarias e nos terminais de embarque e desembarque da Petrobras, por exemplo, e dos polos petroquímicos localizados em suas áreas.

Certa. De uma forma geral, a poluição causada por petróleo é extremamente danosa ao meio ambiente. Nesse sentido, o derramamento de petróleo em manguezais e restingas constitui uma ação muito prejudicial para o equilíbrio desses ecossistemas e pode resultar na drástica redução de sua biodiversidade.

 

Seguindo a sequência, o gabarito é: e)  C - C - C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *