Este domínio morfoclimático apresenta a seguinte combinação de fatos fisiográficos: destaca-se pela ação da erosão e do intemperismo sobre a estrutura cristalina; apresenta drenagem originalmente perene até para o menor dos ramos das redes hidrográficas dendríticas regionais e formação florestal fechada e heterogênea, com grande número de espécies endêmicas que recobria, originalmente, cerca de 85% desse domínio.
A. Ab’Saber. Os domínios de natureza do Brasil. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003 (com adaptações).
A descrição do texto anterior refere-se ao domínio morfoclimático dos(as)
- A) cerrados.
- B) pradarias.
- C) caatingas.
- D) araucári
- E) mares de morros.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) mares de morros.
A. Ab’Saber. Os domínios de natureza do Brasil. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003 (com adaptações).
a) cerrados.
Item INCORRETO. O cerrado é um domínio morfoclimático adaptado a variação do clima tropical (duas estações bem definidas: chuvosa e seca). Possui solos pobres e vegetação de porte médio, com folhas pequenas, troncos retorcidos, cascas grossas e espaçada (aberta e arbustiva).
b) pradarias.
Item INCORRETO. Pradarias ou Pampas é um domínio morfoclimático que ocorre na região Sul do Brasil sob influência do clima subtropical. Apresenta vegetação formada por extenso campo e coxilhas subtropicais (vegetação aberta, rasteira e sem arbustos) que recobrem as planícies no extremo da região Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul.
c) caatingas.
Item INCORRETO. Caatinga é uma palavra de origem indígena que significa "mata branca", nomenclatura atribuída à paisagem que esta vegetação possui no período seco, quando a vegetação fica com um aspecto esbranquiçado e praticamente sem folhas. É um domínio exclusivamente brasileiro com ocorrência na região Nordeste e norte de Minas Gerais. Sua vegetação é adaptada à deficiência hídrica característica do clima semiárido (quente e seco) sendo do tipo xerófila. Nesse tipo de vegetação as espécies são decíduas ou caducifólias, ou seja, perdem suas folhas no período seco (folhas "caducas") ficando em estado de latência como forma de se manter viva. Os espinhos são folhas modificadas com a função de reduzir a superfície de contato e com isso impedir que a folha perca água. As cactáceas, tais como o xique-xique e o mandacaru, são espécies comuns nesse tipo de vegetação. Possui solos rasos e pedregosos.
d) araucárias
Item INCORRETO. O domínio das araucárias ocorre na região Sul do Brasil, possui vegetação de grande porte, com destaque para o pinheiro-do-paraná, associada a condições climáticas subtropicais e temperaturas baixas. A formação vegetacional desse domínio possui, em geral, árvores de grande porte com folhas pequenas e aciculifoliadas (em forma de agulhas), a mata é aberta (pouco densa).
e) mares de morros.
Item CORRETO. Os mares de morro constituem um domínio morfoclimático assim denominado em razão das feições externas de seu relevo se apresentarem na forma de inúmeros morros arredondados ou mamelonares (forma de meias-laranja). Neste domínio predomina clima tropical quente e úmido e vegetação de mata atlântica, bioma considerado um hotspot mundial de biodiversidade, porém fortemente ameaçado de extinção devido ao alto risco de degradação ambiental.
Desse modo, este é o GABARITO da questão.
Deixe um comentário