Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na transição do Cerrado para a Mata Atlântica, ocorre uma substituição da vegetação, que resulta em mudanças na frequência de certas características das plantas. Identifique duas mudanças decorrentes dessa transição.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Diminuição da frequência de caules e galhos tortuosos; aumento da frequência de plantas que apresentam folhas largas.

 

Resolução

GABARITO LETRA C

 

Na transição do Cerrado para a Mata Atlântica, ocorre uma substituição da vegetação, que resulta em mudanças na frequência de certas características das plantas. Identifique duas mudanças decorrentes dessa transição.

a)  Aumento da frequência de caules e galhos tortuosos; aumento da frequência de plantas que apresentam folhas largas.

ERRADA. A mudança do Cerrado para a Mata Atlântica vai gerar uma diminuição da frequência de caules e galhos tortuosos e um aumento da presença de plantas que apresentam folhas largas. Na Mata Atlântica encontramos várias espécies perenes, adaptadas para resistir tanto a períodos de calor extremo quanto aos de muita umidade. Ela também abriga grande diversidade de epífitas (plantas aéreas), como Bromélias, Orquídeas e Cipós, que se hospedam nas árvores.

b)  Aumento da frequência de plantas que germinam e crescem melhor sob a luz direta do sol; diminuição da frequência de plantas que apresentam folhas largas.

ERRADA. Uma grande parte da Mata Atlântica é caracterizada por fugir da irradiação do sol tropical no dossel, ou seja, a luz é mais reduzida devido ao bloqueio da vegetação das copas. Apenas alguns fachos de luz solar atravessam os galhos, tingindo partes do interior da floresta de um verde brilhoso. Logo a primeira mudança está incorreta.

A transição está indo em direção a Mata Atlântica que apresenta vegetação plantas perenes (folhas durante o ano todo), higrófilas (plantas adaptadas à muita umidade) e latifoliadas (plantas de folhas largas que permite intensa transpiração). Logo nessa transição vamos encontrar um aumento da frequência de plantas que apresentam folhas largas e não diminuição como descrito na segunda parte da alternativa.

c)  Diminuição da frequência de caules e galhos tortuosos; aumento da frequência de plantas que apresentam folhas largas.

CORRETA. O Cerrado é constituído por árvores baixas (até vinte metros). A típica vegetação do Cerrado possui árvores com troncos tortos, de baixo porte, ramos retorcidos, cascas espessas e folhas grossas. Já Mata Atlântica é formada por vários tipos de vegetação (fitofisionomias) diferentes o que lhe confere uma grande diversidade de paisagens. No geral esse domínio é caracterizado pela presença de árvores de grande e médio portes, além de lianas e epífitas em abundância.  Na transição do cerrado para Mata Atlântica devemos verificar uma diminuição na frequência das características da vegetação do primeiro e o aumento das características do segundo. Desse modo, nessa mudança é comum observarmos uma redução na frequência de plantas com caules e galhos tortuosos (Cerrado) e o aumento na quantidade de plantas que apresentam folhas largas (Mata Atlântica).

d)  Diminuição da frequência de plantas epífitas; diminuição da frequência de plantas com adaptações a queimadas.

ERRADA. As plantas epífitas não são frequentes no cerrado. Estamos indo em direção a Mata Atlântica que é uma mata mais densa. Nesse caso, vai ocorrer um aumento da frequência de plantas epífitas (plantas que crescem em cima de outras plantas).  O cerrado apresenta arbustos e pequenas árvores com troncos tortuosos e casca e folhas grossas. As células mortas e que envolve troncos e galhos é uma característica de adaptação ao fogo. Agindo como isolante térmico, o súber impede que as altas temperaturas das labaredas atinjam os tecidos vivos mais internos dos caules. Logo, como estamos indo em direção a Mata Atlântica veremos uma diminuição da frequência de plantas com adaptações a queimadas.

e)  Diminuição da frequência de plantas que germinam e crescem melhor sob a luz direta do sol; aumento da frequência de plantas com adaptações a queimadas.

ERRADA. No Cerrado, as árvores estão distantes e formam pouca sombra da vegetação, ou seja, parte dessa vegetação precisa de calor e luz para se desenvolver. Como estamos indo em direção a Mata Atlântica (densa e mais fechada para a luz solar) vamos ver uma diminuição das plantas que precisam da luz direta do sol.  Além disso, as plantas com adaptações a queimadas são aqueles pertencentes ao Cerrado. Como estamos indo em direção a mata atlântica teremos a diminuição e não aumento.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *