Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No território brasileiro, ocorre uma diversidade complexa de macro unidades de relevo que se relacionam com a estrutura geológica e com muitos outros fatores externos. Considerando os planaltos em bacias sedimentares como uma dessas macroestruturas de relevo, é correto afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é letra C) o planalto da Amazônia Ocidental, também conhecido como terras baixas da Amazônia, é caracterizado como uma superfície muito plana, com altitudes abaixo de 200 metros onde ocorre um leve processo fluvial de dissecação.

Resolução

GABARITO LETRA C

 

No território brasileiro, ocorre uma diversidade complexa de macro unidades de relevo que se relacionam com a estrutura geológica e com muitos outros fatores externos. Considerando os planaltos em bacias sedimentares como uma dessas macroestruturas de relevo, é correto afirmar que

a)  os planaltos litorâneos são feições de pequena dimensão que se alternam com superfícies de maior altitude denominadas barreiras, que são formadas por sedimentos e depósitos terciários na região Nordeste.

ERRADA. A planície e tabuleiros litorâneos  são feições de pequena dimensão que alternam-se com superfícies de maior altitude denominada barreiras formada por sedimentos terciários no Nordeste.

Segundo a classificação de Jurandyr Ross (1989), os planaltos foram divididos em Planaltos em bacias sedimentares (representados pelos planaltos da Amazônia oriental, planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e pelos planaltos e chapadas da bacia do Paraná), planaltos em intrusões e coberturas residuais de plataforma (caracterizados serras e morros pontiagudos originados a partir de intrusões de granito, derrames vulcânicos e dobramentos, predominantemente, do Pré-cambirano), os planaltos em núcleos cristalinos arqueados (representado pelo Planalto da Borborema e Planalto Sul-rio-grandense) e os planaltos em cinturões orogênicos (representados pelos cinturões Paraguai-Araguaia, Brasília e Atlântico).

b)  os planaltos que ocorrem na região Sudeste do Brasil são unidades de relevo originadas a partir da recente deposição de sedimentos marinhos, lacustres e aluviais datados principalmente do Holoceno.

ERRADA. As planícies são unidades de relevo originadas a partir da recente de posição de sedimentos marinhos, lacustres e aluviais datados principalmente do Holoceno. O relevo do Sudeste  forma, no seu conjunto, a região mais alta do Brasil, com várias serras, como a serra do Mar, da Mantiqueira, da Canastra e do Espinhaço, de terrenos muito antigos (dobramentos, metamorfismos regionais, intrusões e falhamentos retrabalhados por vários ciclos erosivos).

c)  o planalto da Amazônia Ocidental, também conhecido como terras baixas da Amazônia, é caracterizado como uma superfície muito plana, com altitudes abaixo de 200 metros onde ocorre um leve processo fluvial de dissecação.

CORRETA. O Planalto da Amazônia Ocidental, de acordo com o processo erosivo e deposicional, enquadra-se na categoria de planaltos ou depressões de baixa altitude, onde o processo erosivo se sobrepõe ao de sedimentação restando à planície verdadeira uma estreita faixa de terras às margens dos grandes rios da região.

As terras baixas têm formação vulcânicas básicas do Jura-Cretáceo. Exibe terrenos baixos, inferiores a 200 metros de altura com planos levemente convexizados, esculpidos nos sedimentos Terciários Quaternários da formação Cinturões Orogênicos Solimões.

d)  o planalto da Borborema é formado principalmente por sedimentos recentes e colonizados por vegetação de cerrados abertos e campos limpos, estando situado no médio curso do rio Paraíba com altitudes modestas de até 200 m.

ERRADA. A planície do rio Araguaia é formada por sedimentos recentes e colonizada por vegetação de cerrados abertos e campos limpos, está situada no médio curso do rio Araguaia a 200 m de altitude.

O Planalto da Borborema está presente nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e atinge um comprimento máximo de 470 quilômetros e uma largura que varia de 70 a 330 quilômetros (altitudes que podem atingir 1.000 metros), varia de formas aguçadas a convexas ou tabulares. Geologicamente é composto por rochas metamórficas e ígneas intrusivas pré-cambrianas muito antigas na escala geológica, que passaram por um intenso processo de erosão e intemperismo ao longo do tempo.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *