Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O Brasil é um país de dimensões continentais com uma vasta diversidade climática. Isso favorece a heterogeneidade da nossa vegetação, desde florestas tropicais a campos naturais. Apesar das intensas atividades antrópicas ao longo dos séculos, os biomas brasileiros ainda são elementos marcantes na paisagem.

Sobre os biomas e formações vegetais do Brasil, pode-se afirmar que:

I – A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. Em seu relevo predominam planícies e planaltos de baixas altitudes e apresentam 3 (três) substratos de vegetação: mata de terra firme, mata de igapó e mata de várzea. Com solos profundos e alta fertilidade que proporciona uma rica biodiversidade.

II – A Mata Atlântica possui uma formação muito densa e uma rica biodiversidade. Originalmente cobria, ao longo do litoral, uma área desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul e alargando-se para interior de Minas Gerais e São Paulo.

III – A Caatinga predomina em clima semiárido. A vegetação é xerófila, com folhas pequenas e estreitas, árvores retorcidas e arbustos espinhosos. Rios intermitentes e solos rasos são características desse bioma.

IV – No Cerrado, nascem curso de água que escoam para as bacias dos rios Amazonas, Tocantis, Parnaíba, São Francisco, Paraná e Paraguai. A vegetação é adaptada ao clima tropical, com chuvas abundantes no verão e períodos de seca no inverno.

V – Os Pampas ou campos naturais têm formações rasteiras ou herbáceas constituídas por gramíneas que atingem até 60 cm de altura. O relevo é caracterizado por ser acidentado e com presença de escarpas.

Das afirmações acima estão corretas apenas

Resposta:

A alternativa correta é letra A)  II, III e IV.

A questão aborda os biomas e formações vegetais do Brasil, descrevendo características de diversos biomas, como a Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Pampas. Confira no mapa os biomas. 

 

 

Agora, vamos analisar os itens. 

 

I – A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. Em seu relevo predominam planícies e planaltos de baixas altitudes e apresentam 3 (três) substratos de vegetação: mata de terra firme, mata de igapó e mata de várzea. Com solos profundos e alta fertilidade que proporciona uma rica biodiversidade.

 

INCORRETA: A Floresta Amazônica é, de fato, a maior floresta tropical do mundo, e apresenta três tipos principais de vegetação: mata de terra firme, mata de igapó e mata de várzea. No entanto, os solos da Amazônia são, na verdade, em sua maioria pobres em nutrientes, sendo a biodiversidade sustentada principalmente pela rápida ciclagem de nutrientes na superfície.


II – A Mata Atlântica possui uma formação muito densa e uma rica biodiversidade. Originalmente cobria, ao longo do litoral, uma área desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul e alargando-se para interior de Minas Gerais e São Paulo.

 

CORRETA: A Mata Atlântica é uma floresta densa com grande biodiversidade. Entretanto, já foi quase toda devastada.  


III – A Caatinga predomina em clima semiárido. A vegetação é xerófila, com folhas pequenas e estreitas, árvores retorcidas e arbustos espinhosos. Rios intermitentes e solos rasos são características desse bioma.

 

CORRETA: A Caatinga é caracterizada por um clima semiárido, com vegetação xerófila, composta por árvores e arbustos adaptados à seca, como as plantas espinhosas e de folhas pequenas. O bioma também apresenta rios intermitentes e solos rasos.


IV – No Cerrado, nascem curso de água que escoam para as bacias dos rios Amazonas, Tocantins, Parnaíba, São Francisco, Paraná e Paraguai. A vegetação é adaptada ao clima tropical, com chuvas abundantes no verão e períodos de seca no inverno.

 

CORRETA: O Cerrado é uma região de nascentes que alimentam importantes bacias hidrográficas brasileiras e a vegetação é, de fato, adaptada ao clima tropical, com chuvas concentradas no verão e um período seco no inverno.


V – Os Pampas ou campos naturais têm formações rasteiras ou herbáceas constituídas por gramíneas que atingem até 60 cm de altura. O relevo é caracterizado por ser acidentado e com presença de escarpas.

 

INCORRETA: Os Pampas, ou campos naturais, são predominantemente planos e caracterizados por formações herbáceas de gramíneas que podem atingir até 60 cm de altura.

 

Portanto, 

 

Gabarito: a)  IIIII e IV.

 

Bibliografia 

 

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Biomas brasileiros. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas-brasileiros.html. Acesso em: 28 ago. 2024.

 
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *