O Cerrado brasileiro representa a maior savana da América do Sul e um dos biomas mais ameaçados do Brasil. De 1985 a 2017, 24,7 milhões de hectares do Cerrado foram perdidos e, agora, apenas 55% da distribuição original permanece viva. Da vegetação nativa (112,6 milhões de hectares), em 2017, 65% se mantiveram estáveis ao longo dos anos, enquanto 12% mudaram de perfil natural e 23% foram convertidos para outros usos da terra.
Google Earth Engine. Mapbiomas.org.br. Disponível: <https://www.mdpi.com/2072-4292/12/6/924>. Acesso em: mai. 2021.
Um dos motivos para as transformações ambientais ocorridas, durante os séculos XX e XXI, no Cerrado brasileiro foi:
- A) A ampliação das fronteiras agrícolas em função da recente expansão da cana de açúcar no território nacional.
- B) A expansão de práticas agropecuárias predatórias e do desmatamento das espécies nativas para formação de pastagens.
- C) A grande utilidade da madeira do Cerrado, especialmente o cedro, um dos principais produtos de exportação do Brasil.
- D) O avanço do número de laboratórios de pesquisas florestais para promoção de estudos de sustentabilidade no Cerrado brasileiro.
- E) O baixo dinamismo econômico da região Centro-Oeste causado pela seca e agravado pelo manejo inadequado do uso dos solos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A expansão de práticas agropecuárias predatórias e do desmatamento das espécies nativas para formação de pastagens.
Gabarito: alternativa B)
A questão traz um texto que trata sobre as transformações ambientais vivenciadas pelo Cerrado brasileiro no período de 1985 a 2017. Devemos assinalar a alternativa que apresenta corretamente um dos motivos para as mencionadas transformações.
a) A ampliação das fronteiras agrícolas em função da recente expansão da cana de açúcar no território nacional.
Incorreta. As fronteiras agrícolas realmente foram intensamente expandidas na região do Cerrado brasileiro, entretanto, esse processo foi motivado pelo cultivo de soja e criação de gado para exportação e não da cana-de-açúcar, como afirma o item.
b) A expansão de práticas agropecuárias predatórias e do desmatamento das espécies nativas para formação de pastagens.
Correta! No período de 1985 a 2017, a região Centro-Oeste destacou-se economicamente pela expansão da produção do gado bovino e da soja, ambos para exportação.
Tal expansão foi acompanhada de práticas agropecuárias predatórias e foi responsável pelo desmatamento de imensas áreas do Cerrado brasileiro. A transformação desse bioma em áreas de pastagens e agricultáveis continua sendo uma realidade no contexto socioeconômico do país.
c) A grande utilidade da madeira do Cerrado, especialmente o cedro, um dos principais produtos de exportação do Brasil.
Incorreta. Como dito em comentários anteriores, a expansão das áreas agrícolas no Cerrado brasileiro está diretamente ligada com o aumento das áreas de cultivo de soja e criação de gado bovino.
d) O avanço do número de laboratórios de pesquisas florestais para promoção de estudos de sustentabilidade no Cerrado brasileiro.
Incorreta. É contraditório que avanços nos estudos para promoção de sustentabilidade resultem na perda de uma alarmante porcentagem de vegetação natural. Tal contradição torna evidente o fato de que o item está incorreto.
e) O baixo dinamismo econômico da região Centro-Oeste causado pela seca e agravado pelo manejo inadequado do uso dos solos.
Incorreta. Por conta dos altos índices de exportação, seria errado apontar um baixo dinamismo econômico na região Centro-Oeste.
Deixe um comentário